Centro Tecnológico em Energias Renováveis é inaugurado

IMAGEM SITE

O Centro de Desenvolvimento e Difusão Tecnológico em Energias Renováveis (CDTER-PR), projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), foi inaugurado, nesta quarta-feira (31), na Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Fundetec).

O CDTER objetiva ser referência em desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas, indústrias e concessionárias de energia, visando disseminar e promover o desenvolvimento tecnológico sustentável. Segundo os professores coordenadores do projeto, Reginaldo Ferreira da Unioeste, Oswando Junior e Jiam Grido da Unila, no local serão oferecidos serviços técnicos, ensaios laboratoriais, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, consultoria e capacitação técnica, com cursos de aperfeiçoamento e mestrado.

Na cerimônia, foi apresentada uma máquina extrusora de grãos para a extração a frio de óleo e farelo com vistas a caracterização e aplicação como alimento e fonte de energia. “Os resultados dos estudos poderão ser efetivos ao desenvolvimento tecnológico sustentável da região Oeste do Paraná e da Tríplice Fronteira, por meio de treinamento, cursos e atendimento de demandas da indústria local”, comenta Reginaldo.

De início serão cinco alunos do mestrado e doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura que irão trabalhar no CDTER, sendo: Cristiano Fernando Lewandoski, Danilo Leite, Paulo Bueno, Jonas Gralinski, Andrém Borba e Zaquiele Francisconi Galvão.

Para Cristiano Fernando Lewandoski, que compôs a mesa de honra representando os demais alunos, o Centro buscará servir a sociedade com diversas ações e projetos, representando um local de pesquisa e desenvolvimento. “Nós, alunos e professores da Unioeste e Unila, pensamos em crescer muito mais, nossa intensão é difundir o conhecimento, levar a tecnologia e a capacidade de desenvolvimento do CDTER para a Região Oeste e Sudoeste da Cidade de Cascavel e para o Brasil”.

O reitor da Unioeste Paulo Sérgio Wolff, disse que é por meio da ciência que podemos melhorar a vida da população. “Com esta iniciativa, a Fundetec proporciona que nossos laboratórios e pesquisadores participem desse processo de pesquisa”, salientou.

Já o prefeito Edgar Bueno enalteceu que o município de Cascavel está fluindo e se desenvolvendo, desta forma estamos predestinados a ser uma grande metrópole. “Cascavel só tem 64 anos e está entre as 14 melhores e mais importantes do Brasil. Este centro tecnológico que inauguramos hoje é de extrema importância para este desenvolvimento, pois serão desenvolvidas pesquisas para melhorar a vida da comunidade".

O presidente da Fundetec, João Batista Cunha Júnior, esclareceu que a criação do projeto possibilitará amplo acesso para o treinamento e o desenvolvimento de projetos em sigilo industrial, com acesso controlado aos pesquisadores e parceiros. “Outro motivo conveniente é a necessidade de espaço físico para alocação dos materiais e equipamentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Energias Renováveis e Culturas Energéticas”, destacou.

"A missão da Fundetec é aproximar as universidades públicas e privadas, os institutos de pesquisa e a iniciativa privada. Nós precisamos que os campos da inovação, da pesquisa e dos negócios se conectem e criem um aprendizado contínuo para o desenvolvimento local e regional, trazendo soluções para as empresas e incentivando ainda mais o clima empreendedor e inovador na região", finaliza o presidente da Fundetec.

O Centro conta com o apoio das empresas Siemens e Bindgalvão - Fábrica de Farelo e Extração de Óleo de Soja. Os representantes das industrias, Francisco Pifel e Paulo Roberto Galvão, esclareceram que o intuito é gerar estudos científicos e tecnológicos que subsidiem a difusão tecnológica e a capacitação de mão de obra, bem como o surgimento de outras empresas na região Oeste.

Ainda, estavam presentes na solenidade de inauguração o vice-reitor da Unila, Nielsen de Paula Pires, o diretor geral do Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Alci Lucio Rotta Júnior, o responsável técnico institucional pela Unila, professor Oswaldo Hideo Ando Junior. Além disso, contou também com a presença de professores e Pró-Reitores da Unioeste, representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC), Secretária Municipal de Agricultura (SEAGRI) e Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

IMG 1357

IMG 4459