Professora portuguesa visita os campi da Unioeste

foto professora leonor

A professora doutora Maria Leonor de Carvalho, da Universidade de Évora, Portugal, esteve entre os dias 2 a 13 de agosto visitando os cinco campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a convite da Assessoria de Relações Internacionais da Reitoria, fazendo contatos e reunião de trabalho com professores e estudantes de programas de mestrado e doutorado e grupos de pesquisas, além de ministrar a palestra "Limites e potencialidades da agricultura europeia no século XXI".

Também acompanhou uma comitiva de 20 pessoas (entre professores e alunos) da Universidade que participaram do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), realizado na Universidade Federal de Alagoas, entre os dias 14 a 18 de agosto. Neste evento apresentou trabalhos em conjunto com docentes e alunos da Instituição, contribuindo para o espraiamento da internacionalização nesse importante Congresso nacional.

Para Maria Leonor, “a Unioeste é uma forte parceira da Universidade de Évora, o que a faz sentir-se em casa. Outro aspecto importante é que a internacionalização dessa Universidade paranaense ganhou um impulso extraordinário com esta nova equipe. Inclusive inserimos um professor da Unioeste como membro da Comissão de Honra do VIII Congresso da APDEA e II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural (ESADR), com o tema: “Políticas Públicas para a Agricultura Pós 2020”, que será realizado de 7 a 9 de setembro de 2016 em Coimbra (Portugal). Neste evento uma comitiva da Unioeste se fará presente”. Ademais, o doutorando Manoel Ramos, da Engenharia de Pesca, Campus de Toledo, por intermédio da professora Maria Leonor, irá fazer seu doutorado sandwich na Universidade de Évora, sob orientação do professor Rui Fragoso.

Além disso, a professora conheceu o renomado Grupo GESOMA de Marechal Cândido Rondon, e, juntamente com os professores doutores Pery Shikida (Unioeste), Adele Finco (Università Politecnica delle Marche, Itália) e Mario Amin (Universidade da Amazônia) celebraram momento de forte internacionalização da SOBER durante o seu 54º Congresso.

foto professora leonor congresso da sober