Professor lança livro em Congresso de Economia

08

O professor de Economia, Clério Plein, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, lançou seu livro intitulado “Desenvolvimento, mercados e agricultura familiar: uma abordagem institucional da pobreza rural” durante o 54º Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) realizado entre os dias 14 e 17 de agosto na cidade de Maceió, Alagoas.

A obra investiga a estrutura e dinâmica dos mercados acessados pelos agricultores e seus familiares de poucos recursos financeiros. Utiliza a base teórica do economista americano Douglass North fazendo uma análise institucional do desenvolvimento rural, demonstrando de que forma as instituições interferem no funcionamento dos mercados e estabelecendo suas relações com a pobreza rural. "O livro investiga a estrutura e dinâmica dos mercados acessados pelos agricultores familiares pobres ", comentou.

Clério Plein é formado em Economia Doméstica na Unioeste e tem mestrado e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio sandwich no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).