Alunos de Administração ajudam Recanto da Criança

RECANTO

A professora em estágio docência do Mestrado Profissional em Administração, Mari Presrlak, do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), desenvolveu um projeto que permite aos alunos da disciplina de “Planejamento Estratégico”, do 3o ano do curso, aplicarem na prática conceitos e teorias de elaboração de estratégias para ajudar a entidade social “Recando da Criança”.

Mari comenta que sentiu muita falta da prática no período em que esteve na universidade, por isso resolveu incentivar os alunos com a excussão de atividades. “Resolvi fazer eles experimentarem um pouco da prática até para prepara-los melhor para o mercado de trabalho”, conta a professora.

O Recanto da Criança, abriga crianças em situação de risco social em Cascavel, assim não só aceitou o convite como também precisa muito de ajuda. “Os recursos repassados pela Prefeitura apenas cobrem a folha de pagamento do Recanto. Todo o resto depende de doações da comunidade e promoções realizadas pela própria instituição”, explica Danielle Furlan da Silva Motter, coordenadora do Recanto.

O objetivo principal da turma será arrecadar dinheiro, mas não é só isso. “Nós vamos trabalhar com várias metas pequenas, principalmente, com arrecadação. E, aí entram as estratégias que eles vão utilizar. Vamos usar também algumas ferramentas de marketing digital, que é o que está em alta no momento hoje, a maioria das empresas e organizações usam. É um marketing muito barato, porém não está incluso na disciplina do curso, então, aproveitaremos para trabalhar isso”, esclarece a professora Mari.

Os acadêmicos, que serão avaliados durante o projeto, estão ansiosos para aplicar os conhecimentos de forma mais prática. “Nós já tivemos algumas coisas práticas na faculdade, mas não tanto”, diz o estudante Ramsés Moscon Cecchin. Já a Maylla Scalon avalia que nessa prática será possível identificar ações que o grupo terá que tomar para chegar nas metas. “Vamos desenhar como fazer isso tanto na parte da arrecadação, quanto no uso mais otimizado dos recursos”, explica a aluna.

A estudante Késsia Cruz acredita no sucesso do projeto. “Nós podemos usar estratégias para sensibilizar as pessoas e alavancar as arrecadações”, fala. O acadêmico Elton Moraes acha que agora é a hora de usar a criatividade, já que não terão tanto tempo assim. “Vamos utilizar a dificuldade deles, utilizar as técnicas e conhecimentos que aprendemos sobre planejar estrategicamente e tentar fazer alguma coisa concreta num período de tempo que é curto”, diz.

O projeto terá duração de sete semanas, com encerramento previsto para a última semana de setembro. “Construímos uma página no Facebook para promover e propagar o projeto e trabalhar com estratégias para atingir o público nacional. Com isso, os alunos poderão usar a criatividade para fazer com que os usuários, que são os nossos clientes, se engajem com a causa”, conclui Presrlak.

O projeto

O objetivo é ajudar o Recanto da Criança com recursos financeiros e materiais. Para isso, o grupo irá trabalhar com algumas metas que são:

- Arrecadar R$ 10 mil reais em um site de arrecadação

- Arrecadar R$ 3 mil reais em doação física

- Arrecadar materiais que a entidade precisa, com metas semanais, como conseguir latas de leite em pó para bebês, material de limpeza e higiene, além de alimentos

- Atingir número de curtidas na página do projeto em prazos determinados.

No final do projeto, haverá a entrega oficial do total arrecadado para a entidade em um pequeno evento que será realizado Unioeste.

Quem quiser participar ou apenas acompanhar o andamento das atividades, pode acessar a página no Facebook (Projeto Cuidando do Recanto), que trará informações sobre as metas e arrecadações.

Link Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoCuidandodoRecanto/?ref=bookmarks

Link Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-cuidando-do-recanto