Peça de teatro debate a moral no século XX

07

Ocorrerá amanhã (23), no auditório da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, o IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Em sua programação ocorrerá uma peça teatral intitulada “Deu a Lorca na Bernarda”. Esta produção faz parte do projeto articulado ao programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel. A peça é aberta ao público em geral e o congresso vale horas extracurriculares.

A peça será em língua espanhola e o enredo da mesma conta a história de Bernarda Alba, uma mãe viúva que encarna a rigidez de uma ordem moral e social que exagera até as últimas consequências, o sentido da tradição, a autoridade e a honra ancestral da sociedade espanhola. Esta obra foi estreada em espanhol, no Teatro Municipal de Cascavel em dezembro de 2015 sob a direção de André Boniatti e Patricia Virginia C. Estivil.

Os arranjos cênicos buscam refletir o mundo rígido que forjou autoritariamente Bernarda, uma mulher que acaba de ficar viúva e mãe de cinco filhas, onde fervem as forças dos instintos, os desejos e o frenesi da paixão dos corpos femininos privados de sua liberdade. Desta forma, a adaptação busca representar de forma mais marcante e verossímil o sofrimento do corpo feminino submetido à falsa moralidade dos costumes burgueses da sociedade espanhola no começo do século XX.

Neuri Luiz Mossmann, assessor cultural da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unioeste, conta que a peça tem a participação de professores que aplicam aula de Espanhol na rede pública municipal e estadual. “Essa é uma peça teatral em espanhol num evento da língua hispânica, atingindo o público que fala esse idioma, é um momento muito importante” finalizou.

Ficha técnica

A peça encontra-se sob a coordenação da professora Lourdes Kaminski Alves. A montagem da peça foi guiada pela docente Patricia Virginia Cuevas Estivil e a direção ficou a cargo do educador Neuri Mossmann. Os atores são Nani Nogara, Angelita Machado, Cassie Busnello, Eli Terezinha, Fernanda Mendonça, Geisieli Ribeiro, Amelia Mariane Grando, Marineide Aparecida Muller, Mónica Regiane, Maria Lúcia da Silva, René Freitas da Silva Marcomini e Vanessa Borella.