Disponibilizado novo portal eletrônico da Pró-Reitoria de Graduação

A dificuldade em encontrar informações no website da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), desencadeou a ideia de um projeto de modernização, vinculado ao Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA), intitulado “Reestruturação do portal eletrônico da Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste”.

Por meio de estudos, verificou-se que a estruturação das informações no portal deveria seguir preceitos de usabilidade e que deveria ser orientada ao perfil dos usuários que necessitam das informações da Pró-Reitoria. Assim, o novo portal foi reestruturado, criando-se, inicialmente, duas categorias: a Comunidade Unioeste e a Comunidade Externa. A Comunidade Unioeste foi subdividida nos perfis de "Acadêmico", "Docente", "Secretaria Acadêmica" e "Centro/Colegiado". Já a Comunidade Externa contempla os perfis "Futuro Aluno", "Ex-aluno" e "Estrangeiro".

Segundo a equipe do PDA, a reestruturação do portal também objetivou dar mais autonomia aos funcionários da Prograd quanto a atualização das informações, diminuindo a dependência do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), responsável pela manutenção das páginas do portal da Instituição. Neste sentido, os servidores aprenderam a usar a ferramenta Joomla, utilizada na manutenção do portal.

Adicionalmente, o projeto previu integração com Sistemas de Informação (SI), como o de Gestão Acadêmica (Academus), Gestão de Recursos Humanos (SGRH) e Gestão de Projetos de Ensino (SGPj). Desta forma, além de manter as informações atualizadas no portal, reduziu-se o trabalho do NTI, pois agora o dado é atualizado pelo setor responsável pela informação somente no sistema e, automaticamente, também é publicado no portal.

Exemplificando a integração com SI, cita-se o item “Cursos de Graduação”, em que as informações são obtidas do Academus: duração do curso, formação, local de funcionamento, perfil profissional, campo de atuação, Projeto Político Pedagógico (PPP), notas dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), coordenador do curso, disciplinas e ementas da estrutura curricular, docentes que ministram aulas, projetos de ensino, etc. Outro exemplo, é o item “Equipe da Prograd”, em que os dados das pessoas que trabalham no setor são obtidos do SGRH.

Para validar o novo portal, foi disponibilizada uma pesquisa online para aproximadamente 250 pessoas, contemplando membros das comunidades Unioeste e Externa, a fim de avaliar a nova estrutura. Com base nas respostas de 41 respondentes, verificou-se que a grande maioria aprovou o novo portal e, a partir das sugestões, melhorias foram implementadas.

Ressalta-se que a implementação do projeto só foi possível devido a uma parceria entre a equipe do PDA e a equipe de desenvolvimento web do NTI, coordenada pela analista de sistemas, Verediane Rodrigues dos Santos Monteiro.

A equipe do projeto é formada pelos servidores Angela Helena Tori (Prograd), Liége Franken Ciupak (NTI), Marco Antônio Silveira (Prograd) e Marta Lucia Alves Assenza (Prograd).

FOTO EQUIPE