Vencedores da 11ª edição da Obmep são premiados

FOTO SITE 2

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sediou ontem (18) uma cerimônia de premiação para os alunos medalhistas da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2015.

No encontro estiveram presentes os medalhistas de bronze, prata e ouro de todo o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, que inclui vários municípios como Anahy, Guaraniaçu, Santa Lúcia, Três Barras Do Paraná, Catanduvas, Cafelândia, Céu Azul e Entre Rios Do Oeste.

Para a coordenadora Regional da Obmep PR02, professora da Unioeste Fabiana Magda Garcia Papani, é importante realizar a atividade para celebrar com os familiares, professor e diretores das escolas, a conquista de cada premiado. “Nós enxergamos esse momento como uma fase inicial na vida de cada aluno, pois eles foram descobertos entre milhares e agora serão lapidados para que possamos ter futuros professores e pesquisadores, visando construir um ensino de matemática melhor no Brasil. Por este motivo, nossa intensão é incentivá-los para ganharem, além da medalha, uma bolsa de iniciação cientifica”, alega Fabiana.

O coordenador Regional de Iniciação Científica, professor Edosn Carlos Licurgo Santos, explica que o Projeto de Iniciação Científica Junior (PIC), em Matemática, é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. “ O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática”.

Uma das medalhistas de bronze, Laura Massuda Crema, do município de Santa Lucia, começou a participar da Obmep no 6º ano do Ensino Fundamental e conta que foi uma oportunidade incrível. Com relação ao PIC, Laura comenta que no seu ponto de vista é melhor do que uma medalha, pois com o projeto adquire-se conhecimento. “A experiência que conquistamos na área de matemática por meio do projeto e o material que recebemos com o acompanhamento dos professores é um tratamento muito especial. Tenho certeza que uma oportunidade dessa é muito importante e não deve ser desperdiçada”, afirma.

Desta olimpíada participaram alunos matriculados na rede pública de ensino e ela se organiza em três níveis: no nível 1, os alunos de 6º e 7 º anos do Ensino Fundamental, no nível 2, alunos de 8º e 9º e no nível 3, alunos do Ensino Médio. Assim, os premiados da 11ª edição da Obmep foram:

Município de Cascavel: Edevaldo João Berwanger, Escola Estadual Pedro Ernesto Garlet, Diploma - CD, Nível Professor; Marina Inês Maróstica, Escola Estadual Pedro Ernesto Garlet, medalha de ouro – nível 1; Gabriel Felipe Pizzinatto, Escola Estadual Pedro Ernesto Garlet, medalha de bronze – nível 3.

Município de Três Barras do Paraná: Kerllen Elizabeth Bozza de Lima Rosa, Colégio Estadual Princesa Isabel, Diploma – CD, nível Professor; Tavania Suzer da Silva Becker, Colégio Estadual Princesa Isabel, Diploma – CD, nível Professor; Douglas Sonai, Colégio Estadual Princesa Isabel, medalha de bronze, nível 3; Igor Alipio Bresola Carabolante, Colégio Estadual Princesa Isabel, medalha de bronze, nível 3; Jordão Beghetto Massariol, Colégio Estadual Princesa Isabel, medalha de bronze, nível 2.

Município de Guaraniaçu: Thuã Bertuol, Colégio Estadual Des Antonio F.F.Costa, medalha de ouro, nível 3;

Município de Anahy: Caio Fernando de Carvalho, Colégio Estadual JOSE BONIFACIO, medalha de prata, nível 2.

Município de Catanduvas: Karina Moreira Lopes, Colégio Estadual Dr João F.Neves, medalha de prata, nível 2.

Município de Cafelândia: Felipe Salateski Simão, Colégio Estadual Alberto S. Dumont, medalha de prata, nível 1.

Município de Santa Lucia: Laura Massuda Crema, Colégio Estadual Orlando Zampronio, medalha de bronze, nível 3.

Município de Céu Azul: Willian Bau, Colégio Estadual Monteiro Lobato, medalha de bronze, nível 1.

Município de Entre Rios: Wullyann Lucio Zamboni Back, Colégio Estadual Entre Rios, medalha de bronze, nível 1.

Além das medalhas, também foram entregues alguns Kits Esportivos para os seguintes Colégio e Escolas: Colégio Estadual Jose Bonifácio - Município de Anahy, Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone – Município de Cascavel, Colégio Estadual Des Antônio F. F. Costa – Município de Guaraniaçu, Escola Estadual Pedro Ernesto Garlet – Município de Cascavel e Colégio Estadual Orlando L. Zampronio.

“Na 11ª Obmep, ano de 2015, tivemos no Paraná duas das nove medalhistas de ouro que receberão suas medalhas em cerimônia nacional em novembro na cidade do Rio de Janeiro. Tivemos também 25 medalhistas de prata e 71 medalhistas de bronze, 25 escolas premiadas com kits esportivos ou kits de materiais didáticos, 6 escolas premiadas com troféus e 18 professores premiados”, esclarece a coordenadora Fabiana Magda Garcia Papani.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas teve início em 2005 e, este ano, está em sua 12ª edição - 2016. A Obmep, como é conhecida, explora conceitos matemáticos, a capacidades de pensar matematicamente, a criatividade e o conhecimento de métodos que possibilitam a resolução de problemas de ordem geral.

FOTO SITE