Ministério da Educação libera R$ 1,9 mi para Unioeste

9857d3db 3bd2 4ae6 8bf5 b553f6e62cc1

Atendendo uma reivindicação da comunidade acadêmica e do reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o Ministério da Educação repassou nesta quarta-feira (17) o valor de R$ 1.950 milhão para conclusão dos cinco Restaurantes Universitários (RUs) da Instituição.  A verba será destinada para a implantação dos Restaurantes Universitários nos cinco campi: Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon.

Na ocasião do anúncio de liberação dos recursos, em Brasília, o reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, esteve reunido com o ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho e os deputados Élio Rush (DEM) e Onyx Lorenzoni (DEM) e do ex-deputado e presidente da Coopar (Cooperativa dos Pequenos Agricultores do Paraná), Abelardo Lupion. O recurso foi liberado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que a Unioeste instituiu desde 2014, no convênio “Implantar o Programa Nacional de Assistência Estudantil – Pnaest”. O valor total do convênio é de R$ 1.990.000,00, sendo R$ 1.950.000,00 de recursos federais e R$ 40.000,00 de recursos próprios da Unioeste. Além desses recursos as adequações das obras foram viabilizadas pelo Governo do Paraná.

O reitor da Unioeste destaca todo o trabalho feito pelo deputado Élio Rush com a organização da reunião e agradece também o empenho que o parlamentar tem feito em todas as reivindicações e demandas da Instituição. “Estou muito agradecido aos deputados, pois a presença deles na reunião foi de fundamental importância para a liberação desses recursos”, enfatizou.

O deputado Élio Rush salientou que sempre que solicitado pela Unioeste, em especial o Campus de Marechal Cândido Rondon, procurou atender as demandas institucionais junto ao Estado do Paraná como no Governo Federal e promovendo parceiras que elevassem a qualidade de ensino nos cursos oferecidos pela Instituição. “Assim que o reitor da Unioeste nos solicitou e com apoio dos deputados Lupion e Onyx, pedimos a audiência com o ministro e participamos da reunião que resultou nesta conquista que vejo com muita alegria”, enfatizou Rush lembrando que na reunião com o ministro colocou também o gasto que o governo estadual tem com suas instituições de ensino superior bem como a necessidade de investimentos em todo o ensino público.

Paulo Sérgio complementa ainda que a liberação desse recurso levou praticamente três anos, com várias reuniões e contatos com o MEC para que a efetivação dos restaurantes pudesse ocorrer. “Confesso que em vários momentos vimos dificuldades em função da situação política nacional o que ocasionou o atraso para servir a alimentação nos restaurantes universitários. Agora, com esse recurso, inicia não somente as atividades que garantem o abastecimento deste ano como liberação para os próximos”, frisou o reitor destacando a participação dos acadêmicos, por meio dos seus diretórios, na luta pelos recursos. “Hoje efetivamos esse trabalho graças a luta de todos”, finaliza.

Esse repasse possibilitará a aquisição de equipamentos e utensílios (talheres, mesas, fogões, balcões refrigerados, entre outros), além de permitir a continuidade dos trâmites que envolvem as contratações de empresas para fornecimento das refeições. A previsão é que sejam servidas 240 mil refeições distribuídas nos cinco campi.

Cascavel

O Restaurante Universitário de cascavel terá condições de atender simultaneamente 200 pessoas e capacidade de fornecimento de 800 refeições por dia. As obras já estão concluídas e foi investido um valor de R$ 443.190,60.

Foz do Iguaçu

As obras do RU ainda estão em execução, porém a aplicação final será no valor de R$ 334.750,00.

Francisco Beltrão

O valor investido nas obras que já estão concluídas é de R$ 362.979,12 e a previsão é que sejam servidas aproximadamente 300 refeições por dia.

Marechal Cândido Rondon

Neste Campus, o RU será implantado no Bloco 2, composto por salas de aulas, auditório e espaço de convivência com cantina, no térreo. O espaço destinado ao restaurante é de 250 metros quadrados com recursos próprios do campus e emenda parlamentar de projetos da direção da unidade.

Toledo

O Restaurante do Campus de Toledo está em funcionamento, de modo provisório, desde abril deste ano, devido à parceria com a Prefeitura. Agora com os recursos liberados será possível concluir as obras do RU e a licitação para contratação de uma empresa que será responsável pelo jantar. O almoço é servido ao preço de R$ 2,50 por pessoa. O Restaurante Universitário terá uma capacidade de atendimento de 204 refeições simultâneas e de 600 na forma de rodizio, por tuno. As obras foram concluídas com um investimento de R$ 443.190,60.

RU CASCAVEL

Campus de Cascavel