Colóquio de Metodologia Cientifica é promovido na Unioeste

IMG 4145

Durante todo o dia de hoje (17), está sendo realizado no miniauditório II da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, o Colóquio de Metodologia Científica. O evento que chegou a sua terceira edição, é voltado para os servidores da Instituição, que no momento estão em processo de qualificação em nível de mestrado e doutorado em Ciências Sociais, e também coordenadores de projetos vinculados ao Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários, PDA.

De acordo com o coordenador local do Doutorado em Ciências Sociais (Unisinos/Unioeste), professor/doutor, Fábio Lopes Alves, o objetivo do evento é aprimorar os conhecimentos dos servidores e valorizar os trabalhadores que decidiram ampliar seu nível de conhecimento.  “A ideia é que o nosso servidor, tenha a mesma formação de ponta, que um docente. Nós não trabalhamos com a dicotomia entre funcionário e professor, pois todos merecem ter uma formação de qualidade”.

O encontro teve início com a fala do professor/doutor, Eduardo Portanova Barros, pós-doutor pela Université de Paris (Sorbonne) e professor do Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, que ministrou um minicurso intitulado como: “Técnicas de Pesquisas em Ciências Sociais: as contribuições de Georg Simmel”. Eduardo Portanova salientou a importância, dos servidores em sua função de mestrando e doutorando, compreender a importância da relação e respeito, entre docente e discente. “Diálogo, é a palavra-chave. O encontro de hoje, aproxima o lado ‘professorado’ do ‘alunado’, na mesma pessoa. Como lidamos com um público heterogêneo, os alunos de hoje, precisam se preparar para ser o professor de amanhã. Senão julgarmos o que é certo ou errado no meio acadêmico, e no momento de um Trabalho de Conclusão de Curso o professor for compreensivo com seus alunos, e se esforçar para compreender o que está sendo abordado, a produção será ainda maior. Por isso a importância do diálogo entre os dois lados”.

O coordenador do Doutorado, ainda salientou a importância de encontros como esse, que apresentam aos servidores, profissionais de todo o país. “A gente tem procurado dar um caráter internacional ao evento. A primeira edição contou com a participação de um doutor que tem doutorado na Bélgica. No segundo foi a participação de um pós-doutor formado em Paris, então a nossa intenção é trazer profissionais de ponta, para trabalhar com os servidores”.

No período da tarde, haverá uma mesa redonda intitulada “Questões metodológicas e os desafios da relação pesquisador versus objeto no campo das Ciências Sociais”, com a participação da professora, Andrea Martelli, doutora em Educação, pesquisadora da temática sexualidade e do professor Tiago Leite, doutorando em Ciências Sociais e pesquisador da temática juventude.