Comitiva do Paraguai visita campus de Marechal Cândido Randon

Sem título

Uma comitiva da Universidad Nacional de Canindeyú (Unican), do Paraguai, visitou a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon. O diretor do campus, Davi Félix Schreiner, o reitor e vice-reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff e Moacir Piffer, estiveram presentes na recepção.

O professor Mariano Adolfo Pacher Morel, reitor da Unican, reiterou a necessidade de maximizar os laços institucionais entre a Unican e a Unioeste, visando promover a troca de conhecimento e o desenvolvimento do ensino-pesquisa-extensão-inovação em ambas as Instituições. “Neste momento precisamos capacitar nossos futuros mestres e doutores, bem como estruturarmos nossa Unican, que ainda é muito jovem, aos moldes do que a Unioeste representa para o Paraná e Brasil” comentou.

Já oreitor da Unioeste  disse que “a evolução qualitativa do corpo docente foi o elemento que fundamentou a qualidade institucional da Unioeste, e que este quadro de professores não vai medir esforços para possibilitar o desenvolvimento acadêmico dos docentes da Unican”..

O diretor do Campus de Marechal Cândido Rondon, Davi Félix Schreiner, ressaltou a proximidade física entre a Unican e a Unioeste, com dinâmicas territoriais muito semelhantes e que precisam ser partilhadas em prol de um desenvolvimento institucional que certamente superará as fronteiras nacionais.

O professor Pery Shikida, assessor de relações internacionais da Unioeste, conta que “agora é o momento de avançar nas estratégias operacionais para que os termos aditivos deste convênio sejam celebrados e ações efetivas resultem em políticas profícuas para ambas as universidades".

Após as falas dos dirigentes, houve a divisão de grupos de trabalho entre as duas instituições voltadas à construção de estratégias efetivas para, nesse primeiro momento, possibilitar suporte para a capacitação docente nas áreas de ciências agrárias e empresariais da Unican.