Cine debate visa explorar questões sobre tabagismo

fb

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, o coordenador do curso de Medicina do Campus de Francisco Beltrão, Roberto Shigueyasu Yamada, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizará um Cine Debate com o tema: “Tabaco – as folhas da incerteza”. O encontro tem início às 19h30 e é aberto para a comunidade interna e externa da Universidade de forma gratuita.

De acordo o docente, o projeto consiste na projeção de um documentário sobre atividades agrícolas de pequenos produtores e suas consequências no campo econômico, social, cultural, ambiental e na saúde. “Nossa intensão é promover uma ampla discussão sobre o tema com os docentes e acadêmicos presentes. Provocando, de modo leve e diferente, reflexões e críticas das questões relacionadas à poluição tabagística ambiental numa linguagem adequada para um público misto”.

Além disso, Roberto esclarece que a intensão de articular tal atividade justificasse pelo fato de o tabagismo ser um problema real para a saúde pública, sendo considerado a primeira causa de morte evitável no planeta.  O fumo está relacionado há mais de 50 doenças e concentra-se nas populações pobres e vulneráveis, com menos acesso à informação, à educação e à saúde. Trata-se de uma doença crônica degenerativa não transmissível que é comprovadamente evitável.

Por conseguinte, esta epidemia mundial levou 192 países a negociar e adotar o primeiro tratado internacional de saúde pública: a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS) na 56ª Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2003. Portanto, para diminuição da prevalência de fumantes na região sudoeste do Paraná faz-se necessário o sinergismo entre a saúde e educação; prevenção das doenças ocupacionais dos produtores do tabaco, um conhecimento amplo do tabagismo, desde a sua produção, industrialização e comercialização bem como suas consequências.

“Esta temática se encaixa perfeitamente ao curso de Medicina do Campus de Francisco Beltrão, onde a formação do egresso está pautado num profissional médico competente, ético, interdisciplinar e com responsabilidade social e ambiental. Além da inserção e contribuição das atividades da Universidade junto à sua comunidade”, finaliza Yamada.

Programação do evento

Mini auditório do Campus

19h30 às 19h45 – inscrição e recepção;
19h45 às 20 horas – Abertura;
20 horas às 20h35 – Documentário: “Tabaco – as folhas da incerteza”;
20h35 às 21h05 – Discussão com o docente de Medicina, Roberto Shigueyasu Yamada;
20h05 às 22 horas – Perguntas e respostas aos participantes
22 horas às 22h30 – encerramento.