Projetos extensionistas são exibidos no SEURS

trabalho1

Por meio da Pró-Reitoria de Extensão, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi representada por mais 13 trabalhos de extensão no segundo dia do 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). O encontro que visa promover o intercâmbio entre as instituições, estimulando discussões e trocas de experiências, ocorre até amanhã (04) no Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú/SC.

A Instituição trouxe diversos projetos de extensão, de todas as áreas do conhecimento, para divulgar as ações desenvolvidas nos campi com a comunidade interna e externa. Conforme a professora Adriane Martins explica, a repercussão dos trabalhos foi bastante positiva no decorrer do evento e os acadêmicos e professores representaram a Unioeste de forma excelente. “Recebemos muitos elogios e isso mostra o quanto é importante as atividades que produzimos dentro da Instituição. Para os alunos está sendo uma experiência muito boa, pois eles estão observando projetos de outros órgãos que contribui ainda mais com as extensões desenvolvidas”, enfatiza.

Para a acadêmica do campus de Cascavel, Thais Tomiazzi, o experimento de vir para o SEURS está sendo ótimo. “Aqui nós podemos passar o que produzimos em Cascavel, e nos demais campi, para outros aprendizes e isso se torna um fator importante para a Unioeste”. Thais exibiu para os ouvintes das apresentações orais o projeto “Consulta de enfermagem a pacientes diabéticos em atendimento ambulatorial”.

Além disso, os participantes do SEURS puderam analisar outras extensões da Unioeste como: Justiça Restaurativa na escola como meio para a superação da violência, ministrado pela docente Marli Tim Vanelli; Contribuições da extensão na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, por Leticia Almeida; Projeto coração de ouro: envelhecendo com qualidade de vida, apresentado pela acadêmico Giovani da Silva Coelho.

Também a professora Zelimar Bidarra, falou sobre “PAPPCA: A contribuição para o enfrentamento às violações de direitos e violências contra crianças e adolescentes”. Os alunos Leonardo Alberto e Mônica Patricia Feiber apresentaram a extensão “Cascavel Rosa e Azul: parceira entre universidade e sociedade em prol do combate ao câncer”.

Já os acadêmicos e docentes Franciéle Menin, Murilo Padilha, Rozeli Odorizzi, Aline Motter, Samantha Gottardo, Ana Caroline Barbosa e Vanice Sbardeloto, salientaram sobre os seguintes projetos extensionistas: Laboratório de educação sexual adolescer: espaço de troca de experiências; Olhar digital; Inclusão Digital na Terceira Idade; Resgatando saberes: cultivo do uso das plantas medicinais no bairro Padre Ulrico, de Francisco Beltrão; A experiência do patronato penitenciário municipal de foz do Iguaçu; Projeto de extensão “Conhecendo melhor o corpo humano” e sua contribuição para o conhecimento cientifico da comunidade de cascavel e região;  Universidade e Educação Básica: interface por meio do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio.

Contando com as 28 Universidade Federais e Estadual do Sul do País, o evento reúne 427 apresentações orais, 20 minicursos, 11 oficinas e 11 apresentações culturais.

Sem título copy

Acadêmica do campus de Cascavel, Thais Tomiazzi

Sem título copy copy

Acadêmicos Leonardo Alberto e Mônica Patricia Feiber