Unioeste marca presença em Seminário de Extensão da Região Sul

foto1

Os cinco campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão sendo representados por acadêmicos, docentes e servidores no 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que deu início as atividades nesta quarta-feira (03). O evento está sendo realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) de Camboriú/SC com o tema “Cidadania, Democracia e Movimento Sociais”, e conta com aproximadamente 600 participantes.

Para a diretora de Extensão e Cultura, Adriane Martins, a participação da Unioeste é muito importante porque é uma maneira de aproximar os alunos de outras instituições de ensino e conhecerem outros projetos. “Os acadêmicos e docentes que estão presentes no encontro, representando a Universidade, acabam conhecendo uma realidade da extensão bem diferente e também uma chance de levar para fora o que é feito dentro dos campi. É uma oportunidade de mostra para a região Sul do País todo nosso esforço e dedicação no que diz respeito a ampliação universitária”, frisa. Além disso, a diretora que está representando o pró-reitor de Extensão, Rosalvo Schurts, garante que ter contato com as demais entidades e discutir o que pode ser feito para melhorar a extensão Universitária fortalece o ensino e a aprendizagem.

Já o Pró-Reitor de Extensão da IFC e coordenador do evento, professor Fernando José Garbuio, comenta que é uma satisfação receber a Unioeste e as demais 27 instituições que, com esforços, conseguiram estar presentes. “O Seurs é o principal encontro de extensão universitária do Sul do País com o intuito de promover o intercâmbio entre as instituições de ensino federais e estaduais, estimulando discussões e trocas de experiências sobre as ações de Extensão que permeiam as relações entre as instituições e a comunidade externa. Por este motivo, decidimos abrir as portas para que alunos e professores possam divulgar as extensões desenvolvidas em suas instituições’, salienta Fernando.

E para marcar o primeiro dia do encontro com novos saberes e conhecimentos, o Seminário recebeu a visita do professor, Marcus Abílio Gomes Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a palestra “Movimentos Sociais na era digital”. Durante a ministração, Marcus esclareceu que os movimentos sociais possuem a intensão chave de tencionar a democracia. “A democracia é um campo em disputa e os movimentos sociais, em suas diferentes concepções, buscam aprofundá-la conhecendo novos atores e novas demandas com o uso da internet que possui um papel chave na capacidade de articulação, mobilização e ação desses movimentos. Os movimentos sociais apropriam-se das novas tecnologias para ampliar seu público e articular novas ações”, explicou.

Além disso, Pereira ressaltou que, pensando na extensão universitária, os movimentos juntamente com o Estado podem buscar o desenvolvimento de políticas de emancipação, politicas emancipatórias e libertadoras. “Assim, é de suma importância trazer um assunto desse porte para o SEURS, pois a extensão tem o papel de ir até seus públicos alvos e fazê-los pensar não apenas no sentido de disponibilização de técnicas e informações em um sentido único, mas pensar numa lógica de trocas com a comunidade que tem muito para nos ensinar. Estimulando assim, novas epistemologia, crenças e saberes que muitas vezes não são reconhecidos como legítimos”, conclui.

O IFC é o primeiro Instituto Federal que promove um evento de extensão universitária desta abrangência e para o coordenador, Fernando Garbuio, as expectativas são grandes, pois tal órgão foi criado para atender a comunidade externa e estreitar as relações de extensão.

Durante a cerimônia de abertura, também estavam presentes o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Robert Lenoch, representando a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, o Diretor geral do Campus de Camboriú, Rogério Luís Kerber, a coordenadora do fórum de extensão, Marilise Doege Esteves, o diretor-geral da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Rafael Amâncio, e demais autoridades.

Apresentações de Trabalhos

O Seminário contou também com apresentações culturais, apresentações orais e com a VII Feira de Iniciação Científica e Extensão (Fice) que reúne trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos por estudantes do ensino superior e/ou servidores de instituições públicas ou privadas. A Fice é um espaço destinado à consolidação da pesquisa científica multidisciplinar e busca estimular o interesse pela investigação científica em todas as áreas da natureza técnica e humanística.

A Unioeste foi representada, no primeiro dia, pelas acadêmicas Letícia Taína, Samara Thais e Patricia Fedrigo de Souza, com os trabalhos: “A importância da discussão da violência doméstica nas instituições de ensino superior”, “A elaboração da carta ambiente do sudoeste do Paraná como ação para o fortalecimento da gestão territorial” e “Gestão estratégica para o primeiro emprego em Francisco Beltrão’.

Amanhã, outros 13 projetos irão retratar a Universidade durante o decorrer do encontro.

Sem título copy copy copy copy copy copy copy