Central de Notícias

Unioeste marca presença em Seminário de Extensão da Região Sul

foto1

Os cinco campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão sendo representados por acadêmicos, docentes e servidores no 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que deu início as atividades nesta quarta-feira (03). O evento está sendo realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) de Camboriú/SC com o tema “Cidadania, Democracia e Movimento Sociais”, e conta com aproximadamente 600 participantes.

Para a diretora de Extensão e Cultura, Adriane Martins, a participação da Unioeste é muito importante porque é uma maneira de aproximar os alunos de outras instituições de ensino e conhecerem outros projetos. “Os acadêmicos e docentes que estão presentes no encontro, representando a Universidade, acabam conhecendo uma realidade da extensão bem diferente e também uma chance de levar para fora o que é feito dentro dos campi. É uma oportunidade de mostra para a região Sul do País todo nosso esforço e dedicação no que diz respeito a ampliação universitária”, frisa. Além disso, a diretora que está representando o pró-reitor de Extensão, Rosalvo Schurts, garante que ter contato com as demais entidades e discutir o que pode ser feito para melhorar a extensão Universitária fortalece o ensino e a aprendizagem. 

Já o Pró-Reitor de Extensão da IFC e coordenador do evento, professor Fernando José Garbuio, comenta que é uma satisfação receber a Unioeste e as demais 27 instituições que, com esforços, conseguiram estar presentes. “O Seurs é o principal encontro de extensão universitária do Sul do País com o intuito de promover o intercâmbio entre as instituições de ensino federais e estaduais, estimulando discussões e trocas de experiências sobre as ações de Extensão que permeiam as relações entre as instituições e a comunidade externa. Por este motivo, decidimos abrir as portas para que alunos e professores possam divulgar as extensões desenvolvidas em suas instituições’, salienta Fernando.

E para marcar o primeiro dia do encontro com novos saberes e conhecimentos, o Seminário recebeu a visita do professor, Marcus Abílio Gomes Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a palestra “Movimentos Sociais na era digital”. Durante a ministração, Marcus esclareceu que os movimentos sociais possuem a intensão chave de tencionar a democracia. “A democracia é um campo em disputa e os movimentos sociais, em suas diferentes concepções, buscam aprofundá-la conhecendo novos atores e novas demandas com o uso da internet que possui um papel chave na capacidade de articulação, mobilização e ação desses movimentos. Os movimentos sociais apropriam-se das novas tecnologias para ampliar seu público e articular novas ações”, explicou.

Além disso, Pereira ressaltou que, pensando na extensão universitária, os movimentos juntamente com o Estado podem buscar o desenvolvimento de políticas de emancipação, politicas emancipatórias e libertadoras. “Assim, é de suma importância trazer um assunto desse porte para o SEURS, pois a extensão tem o papel de ir até seus públicos alvos e fazê-los pensar não apenas no sentido de disponibilização de técnicas e informações em um sentido único, mas pensar numa lógica de trocas com a comunidade que tem muito para nos ensinar. Estimulando assim, novas epistemologia, crenças e saberes que muitas vezes não são reconhecidos como legítimos”, conclui.

O IFC é o primeiro Instituto Federal que promove um evento de extensão universitária desta abrangência e para o coordenador, Fernando Garbuio, as expectativas são grandes, pois tal órgão foi criado para atender a comunidade externa e estreitar as relações de extensão.

Durante a cerimônia de abertura, também estavam presentes o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Robert Lenoch, representando a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, o Diretor geral do Campus de Camboriú, Rogério Luís Kerber, a coordenadora do fórum de extensão, Marilise Doege Esteves, o diretor-geral da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Rafael Amâncio, e demais autoridades.

Apresentações de Trabalhos

O Seminário contou também com apresentações culturais, apresentações orais e com a VII Feira de Iniciação Científica e Extensão (Fice) que reúne trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos por estudantes do ensino superior e/ou servidores de instituições públicas ou privadas. A Fice é um espaço destinado à consolidação da pesquisa científica multidisciplinar e busca estimular o interesse pela investigação científica em todas as áreas da natureza técnica e humanística.

A Unioeste foi representada, no primeiro dia, pelas acadêmicas Letícia Taína, Samara Thais e Patricia Fedrigo de Souza, com os trabalhos: “A importância da discussão da violência doméstica nas instituições de ensino superior”, “A elaboração da carta ambiente do sudoeste do Paraná como ação para o fortalecimento da gestão territorial” e “Gestão estratégica para o primeiro emprego em Francisco Beltrão’.  

Amanhã, outros 13 projetos irão retratar a Universidade durante o decorrer do encontro. 

Sem título copy copy copy copy copy copy copy

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.