SEURS conta com mostra do projeto Laboratório de Educação Sexual
O 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, que ocorre nesta semana em Camboriú/SC, contará com a apresentação do projeto “Laboratório de Educação Sexual Adolescer: espaço de construção de conhecimento e saberes sobre sexualidade”, desenvolvido pela acadêmica, Franciéle Trichez Menin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.
Segundo Franciéle, a ação almeja ser um espaço de construção de conhecimentos e saberes sobre a sexualidade humana nas suas mais diversificadas formas de existência. “Acreditamos que esse espaço potencializará a interdisciplinaridade participativa e será um campo de construção de relações afetivo-sexuais que priorizem a ética, o respeito e o crescimento pessoal para o exercício de uma sexualidade repleta de prazer e responsabilidade”, enfatiza a aluna.
O Laboratório de Educação Sexual Adolescer teve início no ano de 2012, tornando-se permanente no ano de 2014, entre os diversos projetos de extensão da Unioeste. Atualmente conta com uma equipe composta por cinco integrantes, todas pedagogas, sendo coordenado pela professora e doutora, Giseli Monteiro Gagliotto. Enquanto colaboradoras tem a participação da Mestre, Eritânia Silmara de Brittos e das Mestrandas, Franciele Lorenzi, Franciéle Trichez Menin e Gisele Arendt Pimentel.
Com este projeto será possível ampliar a realização de atividades lúdicas, culturais e socioeducativas contribuintes para a prevenção e resolução de problemas da área social e familiar, tais como: prevenção à marginalidade, à violência, à exploração e ao abuso sexual. Além disso, priorizará um aporte teórico-científico acerca da sexualidade que possibilite trocas de experiências e vivências cotidianas entre os envolvidos.
Conforme a equipe, serão atendidas, inicialmente, 100 crianças e adolescentes entre quatro e 18 anos de idade, em situação de risco social, que frequentam a Associação Marrecas Bem Estar (AMARBEM), bem como aproximadamente mais 160 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais da rede pública de Francisco Beltrão.
“Enquanto grupo, consideramos fundamental a importância da seleção do projeto para participação no SEURs, uma vez que o evento possibilita a divulgação do projeto e da Unioeste, bem como a troca de conhecimentos, saberes e a possibilidade de parcerias. Estou feliz em poder representar o grupo e nosso trabalho de tantos anos em parceria com a Universidade, possibilitando a efetivação da práxis pedagógica, em que o conhecimento científico se verifica na prática, enquanto a prática promove o enriquecimento e a reflexão crítica do conhecimento”, conclui Franciéle.