•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

SEURS conta com mostra do projeto Laboratório de Educação Sexual

5eabd31d 984c 46dd 88e3 c0d7596a2da3

O 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, que ocorre nesta semana em Camboriú/SC, contará com a apresentação do projeto “Laboratório de Educação Sexual Adolescer: espaço de construção de conhecimento e saberes sobre sexualidade”, desenvolvido pela acadêmica, Franciéle Trichez Menin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

Segundo Franciéle, a ação almeja ser um espaço de construção de conhecimentos e saberes sobre a sexualidade humana nas suas mais diversificadas formas de existência. “Acreditamos que esse espaço potencializará a interdisciplinaridade participativa e será um campo de construção de relações afetivo-sexuais que priorizem a ética, o respeito e o crescimento pessoal para o exercício de uma sexualidade repleta de prazer e responsabilidade”, enfatiza a aluna.

O Laboratório de Educação Sexual Adolescer teve início no ano de 2012, tornando-se permanente no ano de 2014, entre os diversos projetos de extensão da Unioeste. Atualmente conta com uma equipe composta por cinco integrantes, todas pedagogas, sendo coordenado pela professora e doutora, Giseli Monteiro Gagliotto. Enquanto colaboradoras tem a participação da Mestre, Eritânia Silmara de Brittos e das Mestrandas, Franciele Lorenzi, Franciéle Trichez Menin e Gisele Arendt Pimentel.

Com este projeto será possível ampliar a realização de atividades lúdicas, culturais e socioeducativas contribuintes para a prevenção e resolução de problemas da área social e familiar, tais como: prevenção à marginalidade, à violência, à exploração e ao abuso sexual. Além disso, priorizará um aporte teórico-científico acerca da sexualidade que possibilite trocas de experiências e vivências cotidianas entre os envolvidos.

Conforme a equipe, serão atendidas, inicialmente, 100 crianças e adolescentes entre quatro e 18 anos de idade, em situação de risco social, que frequentam a Associação Marrecas Bem Estar (AMARBEM), bem como aproximadamente mais 160 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais da rede pública de Francisco Beltrão.

“Enquanto grupo, consideramos fundamental a importância da seleção do projeto para participação no SEURs, uma vez que o evento possibilita a divulgação do projeto e da Unioeste, bem como a troca de conhecimentos, saberes e a possibilidade de parcerias. Estou feliz em poder representar o grupo e nosso trabalho de tantos anos em parceria com a Universidade, possibilitando a efetivação da práxis pedagógica, em que o conhecimento científico se verifica na prática, enquanto a prática promove o enriquecimento e a reflexão crítica do conhecimento”, conclui Franciéle. 

45b4e2b4 4041 4027 b9b2 53cb5fad05d4

5d454ee0 eb1a 4619 b41a 9f49d0433ddb copy

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.