Projeto no SEURS apresenta Pacto Nacional do Ensino Médio
A docente do curso de Pedagogia, Vanice Schossler Sbardelotto, juntamente com a professora, Lúcia Tureck, vem desenvolvendo o projeto nominado “Universidade e Educação Básica: Interface por meio do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio - (PNEM)”, que foi exibido na 16ª edição do Seminário de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão. Agora, o trabalho será apresentado no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) que ocorre nesta semana em Camboriú/SC.
O Programa constitui-se como um projeto de formação continuada promovido pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias de Estado de Educação e a Unioeste se inseriu no em conjunto com cinco Núcleos Regionais de Educação da sua abrangência. A saber, NRE de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand e de Francisco Beltrão que contou com participação de 37 escolas, 2 formadoras da IES, 2 formadoras regionais e 571 cursistas.
De acordo com a professora Vanice, o PNEM em Francisco Beltrão foi desenvolvido por meio de encontros agendados entre os orientadores de estudo, formadores regionais e da IES nas dependências da Universidade, sendo desenvolvidos 10 encontros temáticos considerando a primeira e a segunda etapa do pacto. Na primeira etapa, duas professoras da IES se envolveram na formação, na segunda, outros nove professores de diferentes campi contribuíram com a formação do grupo.
A etapa de formação dos orientadores de estudo e formadores regionais beneficiou diretamente 40 professores da Educação Básica. Entretanto, considerando a sistemática do PNEM, estes professores orientadores de estudo, formados na IES, possibilitaram o acesso dos conceitos a mais 531 cursistas das escolas e de forma indireta, a inúmeros estudantes da rede estadual do sudoeste do Paraná..
Dessa forma, Vanice Sbardelotto declara que, a equipe da Instituição envolvida com o Pacto e com o NRE, recebeu com muita alegria a notícia da indicação do trabalho ao SEURS, porque possibilita a oportunidade de divulgar a positividade dessa política de formação continuada de professores da rede pública de educação. “O trabalho formal, o que estava previsto pela política, já foi concluído e estamos em fase final de certificação dos participantes, mas novas parcerias de trabalho estão surgindo em decorrência desse processo. Pode-se destacar a presença de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) aprofundando temáticas que foram abordadas do Pacto, novos projetos de extensão com escolas da rede estadual para continuidade dos estudos”, comenta Vanice.
Além disso, a pedagoga esclarece que apresentar o que produziram até hoje na cidade de Beltrão é a possibilidade de mostrar que as políticas de formação continuada são um espaço importante de diálogo e debate juntos aos professores. “Cabe ao coletivo enfrentar as contradições internas da política e desenvolver uma prática muito significativa de formação dos professores envolvidos”, finaliza.