Acadêmicos participam da Jornada Acadêmica de Fisioterapia
Durante todo o dia de hoje (29), foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, a Jornada Acadêmica de Fisioterapia. O evento aconteceu no auditório da Instituição e foi promovido pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia.
A jornada contou com apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (Crefito – 8) e segue até amanhã (29), dando a chance para o conhecimento acerca do papel do fisioterapeuta na equipe e formação dos futuros profissionais.
O tema debatido ao longo de todo o dia foi ‘Treinamento Funcional’. No período da manhã, os acadêmicos aprenderam sobre o assunto por meio da teoria. Já no período da tarde, os trabalhos foram desenvolvidos na prática. As atividades foram voltadas à importância de o futuro profissional, saber trabalhar em qualquer ambiente e circunstância, inclusive, na ausência de materiais especializados.
A coordenadora do evento, docente Lizyana Vieira, explicou a importância do encontro, que vem promovendo o conhecimento prático dos acadêmicos, em relação ao que é ensinado em sala de aula. “O objetivo da nossa jornada é promover e fazer com que os alunos tenham contato com essas vivências práticas, e clínicas dentro do nosso curso. Então essa ideia surgiu a partir de uma necessidade dos alunos, de vivenciarem aquilo que fará parte da vida deles, no mercado de trabalho”.
Ainda de acordo com a coordenadora, a participação do Conselho Regional de Fisioterapia, foi fundamental para o desenvolvimento mais funcional do evento. “A partir desta necessidade, e a vinda do Crefito para dentro da Instituição, decidimos promover um encontro com mais práticas, e muitos workshops, para que todos possam vivenciar um pouco mais, o que é ser um profissional de fisioterapia”.
A presidente do Centro Acadêmico, e discente do 3º ano do curso de Fisioterapia, Alana Tavares, ressaltou a relevância do encontro que redobra a interação entre os acadêmicos de todo o curso, e desenvolve o lado profissional. “A nossa proposta é desenvolver o interesse dos alunos por encontros que não sejam apenas por motivo de festa, e sim que agreguem na sua formação, e desenvolva a interação com os demais colegas. Interação essa, que desenvolve conhecimento”.
O encontro também vem com o objetivo de auxiliar na escolha da melhor área - de acordo com o atrativo do acadêmico - a ser seguida na profissão. “A Fisioterapia tem uma abrangência de áreas muito grandes, então é em eventos assim, que conseguimos compreender melhor, e até mesmo escolher o caminho a seguir. Encontros como este, despertam o melhor de nós, e ajuda a entender na área em que melhor nos destacamos”, afirmou, a acadêmica.
Ao longo do dia, a Jornada foi ministrada pelo profissional Leanderson Franco de Meira, que destacou a seriedade de se ter um bom profissional no momento do atendimento, e de o fisioterapeuta além de ser dedicado, estar de acordo com as normas do Conselho que rege a profissão. “ Esse é um evento que tem a determinação de aproximar o aluno, do conselho que rege a profissão. Não basta apenas saber como ser um bom profissional, deve estar ciente das normas, entender como o conselho trabalha, e as ações que são desenvolvidas. Mas claro, a orientação da prática profissional que também foi debatido no evento, é sim, de extrema importância”.
O dia encerrou, com os alunos colocando em prática tudo que aprendeu durante toda a manhã na teoria. Já amanhã (29), outra palestra será ministrada, agora com o tema: “Como conseguir ser um fisioterapeuta de sucesso e disfunções da ATM e oclusão - uma visão clínica”. Também será realizado workshops com os assuntos, “Vivência no esporte paraolímpico”; “Introdução ao método pilates”; “Tratamento de disfunções neurológicas infantis baseado em tarefas”; “Anatomia palpatória”.