•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Pós-graduação de Letras realiza Simpósio sobre Libras

Sem título

O grupo de pesquisa PORLIBRAS articulado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, promoveu no último dia 27 o Simpósio denominado “A Língua Brasileira de Sinais (Libras) em perspectiva teórico-linguística: Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo PORLIBRAS”.

Na ocasião, Iara Mikal Holland Olizaroski, Leidiani da Silva Reis, Tânia Aparecida Martins, Valdenir de Souza Pinheiro e Luiz Guilherme Fonseca Rosa, orientandos do professor Jorge Bidarra apresentaram comunicações, oportunizando o debate em torno de questões sobre o reconhecimento do sujeito Surdo, sua história, cultura, suas necessidades educacionais. Falaram sobre a Libras como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, que deve ser usada e difundida em território brasileiro, bem como incluída e aceita pelos sistemas educacionais em suas diferentes esferas.

O professor Jorge Bidarra lembrou que os estudos linguísticos relacionados à Libras ainda são muito recentes, ele disse que “as pesquisas envolvendo seu status linguístico, bem como questões relacionadas a sua estrutura gramatical têm início nos anos 90, porém os avanços obtidos até hoje são ainda muito discretos. Com o advento da Lei Nº 10.436/02, em 2002, que reconhece a Libras como língua e como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, este cenário vem, gradativamente, se modificando, ganhando força e visibilidade dentro e fora da academia” afirmou.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, professora Lourdes Kaminski Alves frisou sobre a importância em socializar resultados de pesquisa e pesquisas em andamento no PPGL, com o foco para Libras e sobre a pertinência social, política e educacional deste campo de estudos, ela relatou que “o Programa de Pós-Graduação em Letras, por meio do Grupo de estudos/pesquisas PORLIBRAS vem desenvolvendo e conduzindo pesquisas no âmbito da Libras.

Os trabalhos, em sua grande maioria voltados à descrição linguística da Libras e à implementação de ferramentas computacionais para suporte ao desenvolvimento de um sistema bilíngue de tradução automática Português-Libras, têm se intensificados, despertando o interesse de outros pesquisadores e instituições. Neste contexto, a realização deste simpósio se justifica na medida em que abre espaço para debates e reflexões acerca de temas relevantes sobre a língua, não apenas para o Grupo, mas também para professores/pesquisadores, alunos do PPGL e demais interessados nas temáticas então apresentadas.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.