Peiex lança Núcleo de Cascavel
O Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), vinculado a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Fundação Araucária, lançou nesta terça-feira (26) o Núcleo de Cascavel para biênio 2016/2017.
A posse do comitê consultivo do Peiex para o biênio, tem por finalidade acompanhar as ações desenvolvidas pelo projeto junto à comunidade, bem como contribuir com a coordenação na elaboração de estratégias de atuação no Núcleo.
Estavam presentes na cerimônia o reitor da Universidade, Paulo Sérgio Wolff, o vice-reitor, professor Moacir Piffer, o coordenador Estadual do Peiex, José Carlos Gehr, também diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, e a coordenadora do Peiex – Núcleo de Cascavel, Lizete Cecília Deimling.
Sobre o Projeto
Executado por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Fundação Araucária e Unioeste, o projeto caracteriza-se como um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos que visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial estrutural dos setores produtivos.
Além disso, atua em diferentes áreas funcionais das empresas, com vistas a promover melhorias no produto, nos processos e na gestão das empresas e, assim, elevar o nível de competitividade. Nesse contexto disponibiliza às empresas um diagnóstico, com o objetivo de levar soluções rápidas e prepará-las para o comercio exterior.
No Estado do Paraná o Peiex surgiu em 2009, e hoje conta com cinco núcleos, instalados em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e recentemente em Ponta Grossa. Em Cascavel o Núcleo foi instituído em 25 de julho de 2013. Nestes três anos de atuação atendeu mais de 300 empresas dos mais diversos segmentos industriais. Foram implantadas mais de 1.500 demandas em administração estratégica, capital humano, finanças e custo, marketing, produção e comércio exterior. O Núcleo atende também os munícipios de Céu Azul, Matelândia, Santa Tereza do Oeste, Francisco Beltrão, Ampére, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Terra Roxa, Tupãssi e Corbélia.
Assim, já realizou inúmeras capacitações, atendendo mais de mil participantes nas mais diversas áreas, proporcionando a participação ativa de empresários em feiras, rodadas de negócios e missões empresariais no Peru, Colômbia, Bolívia e Paraguai. Em comércio exterior, mais de 30 empresas estão exportando, fruto do atendimento dos extensionistas.