•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

SEURS: “Conhecendo melhor o corpo humano” é selecionado para o evento

aluna

 

Por meio de um projeto extensionista, que acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, vem desenvolvendo desde o ano passado, o projeto "Conhecendo melhor o corpo humano", que tem como o principal objetivo, o de possibilitar o acesso de alunos de escolas públicas a este material de estudo.

No decorrer dos trabalhos, o projeto possibilitou que 64 escolas públicas de Cascavel e das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, totalizando 2.118 alunos, tivessem a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do corpo humano, através cadáveres e peças anatômicas. Graças a estes resultados, que o projeto foi selecionado para participar do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS.

De acordo com a representante da equipe, que irá apresentar o projeto durante os dias do evento, a discente do curso de Ciências Biológicas, Ana Caroline Barbosa Retameiro, o reconhecimento do esforço de todos para o desenvolvimento dos trabalhos, vem pela seleção no encontro de grande importância na região Sul do país. “É uma grande felicidade saber que o nosso projeto foi selecionado para o principal evento de extensão universitária do Sul do país. Pois teremos a oportunidade de falar sobre nossas atividades, e como estas podem trazer efeitos positivos tanto para a Universidade, quanto para comunidade externa. Além disso, vemos o resultado do esforço de toda nossa equipe, que inclui: nossa professora coordenadora Márcia Miranda Torrejais, e os demais professores da Anatomia Humana, nós monitores e os técnicos. A evolução constante pela qual passamos e o reconhecimento que recebemos só é possível devido a colaboração de todos”, enfatiza.

Além da universitária, e a coordenadora citada pela acadêmica, também fazem parto do projeto as doutoras em Odontologia, Josiane Medeiros de Mello e Sandra Lucinei Balbo; os (a) Doutores (a) em Ciências Biológicas, Angélica Soares, Maria Lúcia Bonfleur e Marcelo Alves de Souza; as doutoras em Fisioterapia, Célia Cristina Leme Beu e Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro; a Doutora em Medicina Lígia Aline Centenaro; o Técnico de Anatomia e Necropsia, José Carlos Cintra; a discente, Mestrado em Biociências e Saúde, Pâmela Buratti; e a discente em Ciência Biológicas, Ariadne Barbosa.

Sobre o projeto

O projeto de extensão criado nas dependências da Área de Anatomia Humana da Unioeste, Campus de Cascavel, em 1997 e foi desenvolvido no período de julho de 2015 a fevereiro de 2016. Para a sua realização, inicialmente foram selecionados monitores, discentes dos cursos de graduação das Áreas da Saúde e Biológicas, além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Unioeste, Campus de Cascavel.

Os monitores selecionados receberam treinamento apropriado pelos docentes participantes do projeto, o qual consistiu em esclarecimentos sobre as metodologias didático-pedagógicas a serem adotadas durante as visitas, assim como informações a respeito dos temas a serem abordados durante as mesmas, que incluíram os seguintes tópicos: a) cursos de graduação que apresentem a disciplina de Anatomia Humana na grade curricular; b) conceito de Anatomia; c) obtenção, preparo e armazenamento dos cadáveres e peças anatômicas; d) respeito ao cadáver em atividades de ensino e pesquisa; e) normas do laboratório de Anatomia Humana; f) organização geral do corpo humano; g) conhecimentos gerais sobre os sistemas orgânicos.

Durante as visitas, os acadêmicos eram recepcionados pelos monitores e conduzidos ao laboratório para o início do atendimento. Inicialmente os monitores realizavam exposição teórica, abordando os tópicos acima descritos. 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.