SEURS: “Conhecendo melhor o corpo humano” é selecionado para o evento
Por meio de um projeto extensionista, que acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, vem desenvolvendo desde o ano passado, o projeto "Conhecendo melhor o corpo humano", que tem como o principal objetivo, o de possibilitar o acesso de alunos de escolas públicas a este material de estudo.
No decorrer dos trabalhos, o projeto possibilitou que 64 escolas públicas de Cascavel e das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, totalizando 2.118 alunos, tivessem a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do corpo humano, através cadáveres e peças anatômicas. Graças a estes resultados, que o projeto foi selecionado para participar do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS.
De acordo com a representante da equipe, que irá apresentar o projeto durante os dias do evento, a discente do curso de Ciências Biológicas, Ana Caroline Barbosa Retameiro, o reconhecimento do esforço de todos para o desenvolvimento dos trabalhos, vem pela seleção no encontro de grande importância na região Sul do país. “É uma grande felicidade saber que o nosso projeto foi selecionado para o principal evento de extensão universitária do Sul do país. Pois teremos a oportunidade de falar sobre nossas atividades, e como estas podem trazer efeitos positivos tanto para a Universidade, quanto para comunidade externa. Além disso, vemos o resultado do esforço de toda nossa equipe, que inclui: nossa professora coordenadora Márcia Miranda Torrejais, e os demais professores da Anatomia Humana, nós monitores e os técnicos. A evolução constante pela qual passamos e o reconhecimento que recebemos só é possível devido a colaboração de todos”, enfatiza.
Além da universitária, e a coordenadora citada pela acadêmica, também fazem parto do projeto as doutoras em Odontologia, Josiane Medeiros de Mello e Sandra Lucinei Balbo; os (a) Doutores (a) em Ciências Biológicas, Angélica Soares, Maria Lúcia Bonfleur e Marcelo Alves de Souza; as doutoras em Fisioterapia, Célia Cristina Leme Beu e Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro; a Doutora em Medicina Lígia Aline Centenaro; o Técnico de Anatomia e Necropsia, José Carlos Cintra; a discente, Mestrado em Biociências e Saúde, Pâmela Buratti; e a discente em Ciência Biológicas, Ariadne Barbosa.
Sobre o projeto
O projeto de extensão criado nas dependências da Área de Anatomia Humana da Unioeste, Campus de Cascavel, em 1997 e foi desenvolvido no período de julho de 2015 a fevereiro de 2016. Para a sua realização, inicialmente foram selecionados monitores, discentes dos cursos de graduação das Áreas da Saúde e Biológicas, além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Unioeste, Campus de Cascavel.
Os monitores selecionados receberam treinamento apropriado pelos docentes participantes do projeto, o qual consistiu em esclarecimentos sobre as metodologias didático-pedagógicas a serem adotadas durante as visitas, assim como informações a respeito dos temas a serem abordados durante as mesmas, que incluíram os seguintes tópicos: a) cursos de graduação que apresentem a disciplina de Anatomia Humana na grade curricular; b) conceito de Anatomia; c) obtenção, preparo e armazenamento dos cadáveres e peças anatômicas; d) respeito ao cadáver em atividades de ensino e pesquisa; e) normas do laboratório de Anatomia Humana; f) organização geral do corpo humano; g) conhecimentos gerais sobre os sistemas orgânicos.
Durante as visitas, os acadêmicos eram recepcionados pelos monitores e conduzidos ao laboratório para o início do atendimento. Inicialmente os monitores realizavam exposição teórica, abordando os tópicos acima descritos.