SEURS: Alunos apresentam projeto em prol de combate ao câncer
Cascavel também vem sendo conhecida como as cidades das cores. Em praticamente todos os meses do ano, uma cor vem como ‘slogan’ de uma luta, independente do setor. Os mais conhecidos são, o ‘Agosto Azul’ e o ‘Outubro Rosa’, ambos de combate ao câncer. Mas além destes, também é utilizado, o amarelo no mês de maio, de conscientização no trânsito, o dourado em novembro, para a conscientização do câncer infanto-juvenil, entre tantos outros.
Por meio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, o Projeto Movimento Cascavel Rosa e Azul – elaborado dentro de um trabalho extensionista por acadêmicos da Instituição – vem desenvolvendo ações que contribuem com a prevenção do câncer, que representa um dos agravos mais frequentes que atingem a população. O projeto que começou a ser desenvolvido no ano passado, tem parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Cascavel Rosa e com outros projetos da Unioeste.
O Movimento Cascavel Rosa e Azul auxiliou para o fortalecimento da ONG Cascavel Rosa, e possibilitou que a comunidade acadêmica participasse desta iniciativa, que hoje foi incorporada nas ações desenvolvidas anualmente dentro da Instituição.
Baseado nos resultados positivos, que o projeto foi selecionado para ser apresentado no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS. O representante do grupo selecionado para falar mais sobre o assunto, foi o discente do curso de Odontologia e membro do projeto, Leonardo Alberto Periolo Bringhentti, que salientou a alegria de participar do encontro. “É sem dúvida motivo de grande alegria, ter o nosso trabalho escolhido entre tantos outros ótimos apresentados durante o SEU, com certeza será muito satisfatório representar nossa Universidade em um evento importante como esse, e demonstrar a preocupação da Unioeste com a população extramuros através de uma de suas ações de extensão”.
Além do acadêmico, o projeto também conta com a participação da doutora e coordenadora da ação de extensão, Adriane Martinez de Castro Martins, e as acadêmicas, Catia Rios e Leticia Ruths Almeida, universitárias do curso de Enfermagem e Odontologia, respectivamente. Também participaram alunos do curso de fisioterapia e farmácia.
O projeto além de auxiliar na propagação da importância dos cuidados com a saúde e prevenção do câncer, possibilitou aos participantes empregar o conhecimento adquirido dentro da Universidade de forma prática e em linguagem acessível à população.
Movimento Cascavel Rosa e Azul
No período de janeiro de 2015 a maio de 2016, o projeto participou de quatro atividades, que tiveram como foco principal a prevenção do câncer: Mutirão da Saúde do Homem, que aconteceu durante a 16ª Festa do Morango, realizada no dia 08 de agosto, no Centro de Eventos de Cascavel quer foi organizado pela ONG Cascavel Rosa.
Também participaram do Outubro Rosa, onde a primeira delas, foi realizada em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia Júnior - CRFJr, que realizou a divulgação de informações por meio de folders e a venda de camisetas e outros produtos da campanha da ONG Cascavel Rosa, e a outra atividade foi desenvolvida em conjunto com o PDA Saúde do Trabalhador, que enfeitou alguns espaços dos setores de saúde na cor rosa. A quarta atividade aconteceu no mês de março de 2016, que é o mês da mulher que teve ao longo mês informações enviadas para comunidade acadêmica, a possibilidade de fazer o agendamento da mamografia para as mulheres acima de 40 anos, que não faziam o exame a mais de um ano.