Unioeste participa de Seminário de Extensão
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participará da 34ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), evento que será realizado entre os dias 3 e 5 de agosto na cidade de Camboriú, Santa Catarina.
Neste ano, o tema abordado será Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais. O Seurs é o principal encontro de extensão universitária do sul do País com o intuito de promover o intercâmbio entre as instituições de ensino federais e estaduais, estimulando discussões e trocas de experiências sobre as ações de Extensão que permeiam as relações entre as instituições e a comunidade externa.
Os trabalhos que representarão a Unioeste foram selecionados durante o 16º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), realizado no Campus de Francisco Beltrão, sendo 16 no total. Na delegação, foram cinco alunos de Cascavel, um de Foz do Iguaçu, um de Marechal Candido Rondon, sete de Francisco Beltrão e dois de Toledo. Os trabalhos foram selecionados pelas áreas temática da extensão que são saúde, educação, tecnologia e trabalho, cultura, meio ambiente, entre outras, representando todas áreas e campi da Universidade.
Para a diretora de Extensão e Cultura, Adriane Martins, a participação na Unioeste nesse evento é muito importante porque é uma maneira de aproximar os alunos de outras instituições de ensino e conhecerem outros projetos, pois as apresentações são feitas em conjunto com as demais Universidades. “Os docentes e alunos que vão para o encontro acabam conhecendo uma realidade da extensão bem diferente e também uma chance de levar para fora o que é feito dentro dos campi. É uma oportunidade de mostra para a região Sul do País todo nosso esforço e dedicação no que diz respeito a ampliação universitária”, frisa. Além disso, a diretora que estará no SEURS representando o pró-reitor de Extensão, Rosalvo Schurts, garante que ter contato com as demais entidades e discutir o que pode ser feito para melhorar a extensão universitáia fortalece o ensino e a aprendizagem.
Juntamente com a professora Adriane e com os demais acadêmicos e docentes, estarão presentes no SEURS, o representante da Kula Web Rádio Universitária, Alexandre Klock Ernzen, o coordenador do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), Marco Antonio Batista Carvalho e um representante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI).
Durante esta semana, estaremos divulgando uma série de reportagens sobre os trabalhos que serão apresentados no SEURS por acadêmicos e docentes.
A Programação completa e outras informações sobre o evento você encontra no endereço http://eventos.ifc.edu.br/seurs2016/.
História
O 1º SEURS foi realizado em 1983, na Universidade Federal do Paraná, sendo um evento anual, que constitui um espaço valioso de discussões e trocas de experiências, enriquecendo a reflexão sobre os caminhos da extensão nas universidades brasileiras, sua problemática e possível alternativa. Fazem parte do SEURS as instituições públicas de ensino superior dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Unioeste participou pela primeira vez em 1998, na XVI Edição, com a apresentação de um trabalho e a participação de duas pessoas. Este evento foi promovido pela Fundação Universidade do Rio Grande - Rio Grande/RS.
Por ser um evento itinerante entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os Estados, a Unioeste já sediou o evento em duas ocasiões. A primeira foi em 1999, um ano após o início de sua participação, tendo como tema principal “O Impacto da Extensão Universitária na Transformação Regional”. Foi a XVII edição do evento que aconteceu entre os dias 17 a 19 de novembro de 1999, no Campus de Cascavel e foram registradas a participação de 765 pessoas de 18 instituições, com apresentações de 150 trabalhos.
Em 2011, na segunda vez que a Unioeste sediou o evento, ele foi realizado no Campus de Foz do Iguaçu, e correspondeu ao XXIX SEURS. Na edição foi registrada a presença de mil pessoas de 23 Universidades Federais e Estaduais da Região Sul e 12 escolas públicas municipais e estaduais, com mais de três mil participantes que frequentaram as 66 oficinas oferecidas pelo evento. Foram, também, apresentadas 28 mesas temáticas com 142 comunicações orais, 87 pôsteres, 52 apresentações de vídeos em 12 salas, 22 estandes, atividades culturais e jantar de confraternização das IES, com 550 participantes, transmissão do evento ao vivo pela Kula Webrádio Universitária e gravação de mil DVDs do áudio.