Projeto de extensão ensina alemão para crianças

2d4e51c7 09a8 4b16 8e4e 6e13be79178c

Desde o mês passado, está sendo realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Marechal Cândido Rondon, o projeto “Guten Morgen, Marechal”, coordenado pela professora Elisangela Redel - Doutoranda em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (USP) que tem por objetivo, o de oferecer ensino gratuito de alemão às crianças já alfabetizadas, de 08 a 10 anos, residentes no município e região, e que possuem bom desempenho escolar.

Inicialmente 30 vagas foram oferecidas, divididas em duas turmas de 15, para o bom aproveitamento dos alunos, e boa instrução por parte dos professores. A turma ‘A’ está sendo atendida às terças e sextas, no período da manhã. Já a turma ‘B’ às terças e sextas, no período da tarde.

Quatro horas aulas, estão sendo aplicadas semanalmente:  turma ‘A’, das 8 horas às 9h45; Turma B, das 13h30 às 15h15, ou seja, serão oferecidas, para cada turma que se formar, uma carga horária de 4 horas aulas semanais, divididas em dois encontros.

Neste ano, a atividade extensionista está sendo oferecida como projeto piloto, visando, também, avaliar o interesse e aceitação da comunidade em relação às aulas de alemão. Para os próximos anos, o objetivo é de que o projeto tenha continuidade, em caráter regular de atendimento aos alunos.

As atividades de aprendizagem do idioma estão sendo desenvolvidas por meio de aulas práticas e expositivas, contando com jogos, brincadeiras, dramatização, músicas, recursos audiovisuais, além de materiais didáticos atuais.

O projeto

A oferta do projeto justifica-se, em primeiro lugar, pelo fato de Marechal ser um município cuja população, em sua grande maioria, é descendente de alemães – dado o processo de colonização da localidade –, o que implica tentativas de manutenção do alemão enquanto herança linguística e cultural local, mas, também, enquanto língua internacional que potencializa as oportunidades de trabalho e de estudo.

Atualmente, o número de alunos de alemão no mundo aumentou para 15, 4 milhões em 2015, sendo que, no Brasil, o número de estudantes do idioma teve aumento de 30%, chegando a 135 mil. Nesse sentido, o projeto “Guten Morgen, Marechal” tem como propósito incentivar e promover o ensino de Língua Alemã em MCR e região, mas, também oportunizar abertura de campo de estágio, trabalho, pesquisa e extensão aos discentes do curso de Letras/Alemão da Unioeste, bem como incentivar a implantação da disciplina de alemão em escolas municipais de Marechal. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

af3eeef0 2825 4ba7 8038 08fe032f66c0

4c327c13 786a 4b75 acc1 a96c7e58f8e7