Acadêmicos participam do Projeto Rondon no Espírito Santo

IMG 3116

Três acadêmicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), saíram da Reitoria com destino a Foz do Iguaçu nesta manhã (14), para juntar-se a outros cinco acadêmicos da Instituição, e embarcarem para a cidade de Dores do Rio Preto, no estado do Espírito Santo, onde participarão do Projeto Rondon.

Acadêmicos dos cinco campi participam do projeto, sendo eles: Ariane Lazzarin, Flávia Giongo, Vanessa Rye Goto, Aline Machado Campos, Eduardo Bantle, Maria Stefania Bantle, Rafael Ortolan e Talita Shweig, que por meio de trabalhos apresentados a comissão avaliadora, foram selecionados para desenvolver de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar nas comunidades carentes. Além dos acadêmicos, dois coordenadores estão acompanhando o projeto, Marcos Freitas de Morais e Alessandra Rosa Carijo.

A acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Campus Cascavel, Ariane Lazzarin, conta que o processo de organização levou cerca de três meses, já que houve a necessidade da preparação e organização das atividades. “Estamos há três meses nos organizando para este evento onde aplicaremos atividades e oficinas para os professores, diretores e crianças”.

Flávia Nascimento, acadêmica de Direito, do Campus de Marechal Cândido Rondon, afirmou que cada acadêmico ficou responsável por abordar temas específicos, de acordo com seu projeto apresentado a mesa avaliadora, e também ao curso correspondido. “Como estudante de Direito irei abordar assuntos como a violência doméstica, abuso sexual contra crianças, bullying em colégios, entre outros assuntos voltados para a educação e capacitação da equipe da cidade”.

Já a acadêmica de Medicina, do Campus de Francisco Beltrão, Rye Goto, ressaltou que o projeto é a oportunidade de compartilhamento de experiências. “Iremos passar e adquirir conhecimento, criando experiência para nossa vida acadêmica e posteriormente a profissional”.

Atividades programadas

As atividades da Operação “Itapemirim” serão em conjunto com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP/Ribeirão Preto. Durante os 13 dias, atividades como: humanização no atendimento às vítimas de violência doméstica, oficinas de saúde, artes e cultura, além de palestras motivacionais, qualidade de vida, ideias didáticas e entre outros, serão desenvolvidos na comunidade.

Sobre o projeto

A Unioeste já participou de 42 edições do projeto Rondon, que é uma integração social coordenado pelo Ministério da Defesa, e realizado em parceria com diversos Ministérios, Governos Estaduais, Prefeituras Municipais, empresas socialmente responsáveis e Instituições de Ensino Superior, que tem como missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.  A Unioeste tem grande participação dentro do projeto desde 2005, seguindo todos os objetivos e diretrizes do programa. Ao todo, 281 acadêmicos da Instituição já participaram do projeto.

Operação Itapemirim

Durante a Operação intitulada como, "Itapemirim”, os acadêmicos irão desenvolver atividades nos munícipios de Atílio Vivacqua, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Muniz Freire, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muqui, Santa Maria do Jetibá, Vargem Alta e Itapemirim. Cerca de 210 estudantes e professores universitários trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar. Cada município receberá, por 13 dias, duas instituições com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por equipe.