Deputada Leandre propõe parceria com Unioeste

DSC03054

Por intermédio do diretor geral do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor  Davi Félix Schreiner, a deputada Estadual Leandre Dal Ponte (PV), esteve na última semana na Reitoria da Instituição, em Cascavel, para apresentar Comissão Permanente de Defesa da Pessoa Idosa. Na ocasião, além do diretor a deputada foi recepcionada pelo reitor Paulo Sérgio Wolff e o coordenador da Universidade da Terceira Idade (Unai) no Campus de Rondon, Alberto Madureira, além de assessores e acadêmicos da Universidade.

Durante o encontro, a deputada pediu à equipe da Unioeste o apoio, em relação ao desenvolvimento de um estatuto para a pessoas idosa para a formação continuada, ou seja, o investimento da educação na terceira idade. A intenção é de com a parceria da Unioeste, por meio do projeto de extensão, Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), os idosos possam ingressar em um ensino superior de qualidade.

Segundo Leandre Dal Ponte, os trabalhos devem ser acelerados, pois a terceira idade clama por atenção. “A ideia é justamente organizar uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, para que possamos fazer um levantamento, possamos conhecer quem é este idoso que precisa de nossa ajuda. Com o levantamento, conseguiremos elencar as principais demandas da terceira idade”.

Na ocasião o professor Davi frisou que “a Unati é de suma importância para relação dialógica entre a Universidade e a comunidade. Os professores e equipe envolvidos no Programa dão uma demonstração de que a Universidade tece ações afirmativas de valorização da formação e qualidade de vida”, frisou o diretor exaltando a parceria que vem se formando para maior consolidação na Unati.

O reitor da Instituição salientou ainda que diversos projetos já são desenvolvidos na Universidade, mas que as portas estão abertas para novos que possam auxiliar a comunidade. “Várias ações já desenvolvemos nos nossos Campi, por meio da Unati, no entanto, podemos promover várias outras atividades voltadas aos idosos na nossa Instituição”, concluiu.

Comissão Permanente

A Comissão Permanente tem como principal objetivo, o acompanhamento de temas como preservação e proteção dos direitos e garantias; práticas e métodos de envelhecimento saudável; recebimento, avaliação e investigação de denúncias relativas a ameaça ou violações aos direitos da pessoa idosa; fiscalização e acompanhamento de programas e políticas governamentais. De acordo com pesquisa do IBGE, o número de brasileiros acima de 65 anos quadruplicará até 2060, confirmando o rápido envelhecimento da população no Brasil.