Estudante da Unioeste ganha prêmio nacional de Iniciação Científica

54eef1f7 f566 4aa7 b462 b65ce408bc78 copy copy

Com o trabalho “Produção de bioenergia no Brasil: uma análise multicritério da eficiência energética do etanol, biodiesel e biogás”, a acadêmica, Ester Fernanda da Silva, do curso de Ciências Econômicas de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi premiada pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

Ester recebeu o Prêmio Moacir Piffer, concedido ao melhor trabalho de iniciação científica apresentado no congresso anual da SOBER. Para conseguir chegar a este resultado, ela foi orientada pelo professor, Pery Francisco Shikida, e selecionada pela banca examinadora composta pelos professores: Humberto F. S. Spolador da Universidade de São Paulo (USP); Ana Paula L. de S. Correia DA Universidade Federal de Pato Branco (UFPB); Valdemar J. Wesz Júnior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); Gabriel M. V. Ferreira da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Naisy S. Soares da Universidade Estadual de  Santa Cruz (UESC); Pedro S. Neumann da UFSM. A coordenação deste Prêmio coube ao professor, Ricardo B. N. dos Santos, da Universidade Federal do Paraná (UFPA).

Para a acadêmica Ester Fernanda da Silva, “esta láurea representa imensa gratidão por poder representar um trabalho que foi obra de grande dedicação. É poder palpar o reconhecimento e a importância de estudos científicos desenvolvidos numa Universidade de excelência. Traz também mais motivação para alcançar ainda outros objetivos acadêmicos, sempre lembrando da trajetória até então, como disse Isaac Newton: ‘Se cheguei até aqui, foi porque me apoiei em ombros de gigantes’, ou seja, agradeço aos professores, pesquisadores e outros estudantes, especialmente ao meu orientador Pery Shikida, que é exemplo desde o 1º ano, à hoje doutora Bárbara F. Cardoso, que teve participação essencial neste trabalho desde o início, e aos doutorandos Alexandre Schlemper e Mário Sérgio Lobão, que foram atentos em todos os detalhes para finalizar com esmero tal pesquisa”, esclarece.

Ressalta-se ainda que será necessária, conforme regra da SOBER, a apresentação do trabalho vencedor no Congresso de 2016, já confirmada pelo professor Pery Francisco. A entrega de um diploma de honra ao mérito e de um cheque de R$1.000,00 à acadêmica está prevista para o dia 16 de agosto, às 21 horas, durante jantar de confraternização deste Congresso.

Sobre o Prêmio Moacir Piffer

Vale destacar que o Prêmio Moacir Piffer foi criado pela SOBER em 2012, sendo uma justa homenagem, em vida, ao atual vice-reitor da Unioeste, Prof. Moacir Piffer, um dos baluartes dos cursos de Economia do Paraná.

Neste contexto, em 2013 foi laureado o acadêmico Wescley de F. Barbosa, da Universidade Regional do Cariri (URCA), com o trabalho “Desempenho educacional dos estudantes cearenses: uma análise comparativa entre o meio rural e urbano”. Em 2014, Alegria dos Santos Leite, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o trabalho “O comportamento da restrição do crédito rural e seus impactos na produtividade da terra e do trabalho na Amazônia Legal”, foi a premiada. Em 2015, Fabrício H. Silvestre, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o trabalho “Pressão inflacionária dos alimentos: uma perspectiva desagregada para o IPCA (2000-2014) ”, foi o vencedor. Nesta quarta edição, a Unioeste-Toledo vence este Prêmio, de âmbito nacional e de qualificada concorrência, cujo nome é justamente de um Professor da própria Unioeste.

A SOBER promove, por meio de seus Congressos anuais, oito prêmios: Prêmio Schuh, concedido à melhor dissertação em economia rural; Prêmio NEAD/SOBER, concedido à melhor dissertação em sociologia rural; Prêmio Guaracy Vieira, concedido à melhor dissertação em administração rural; Prêmio José Gomes da Silva, concedido à melhor tese em sociologia rural; Prêmio Edson Potsch Magalhães, concedido à melhor tese em economia rural; Prêmio Conselho Federal de Administração, concedido à melhor tese em administração rural; Prêmio Moacir Piffer, concedido ao melhor trabalho de iniciação científica apresentado no Congresso anual da SOBER; e Prêmio Ruy Miller Paiva, concedido ao melhor artigo publicado na Revista da SOBER no último ano acadêmico.