Reitor da Universidad Nacional de Canindeyú visita Unioeste

IMG 2748

No início deste mês, o reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (Unican), Paraguai, professor Mariano Adolfo Pacher Morel, e seu assistente, professor Alfredo Alvarez Alderete, visitaram a Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a convite da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

Esta visita teve como objetivo estreitar os laços institucionais entre a Unican e a Unioeste com vistas à celebração de um convênio de cooperação em diversas áreas do conhecimento, visando promover a troca de conhecimento e o desenvolvimento do ensino-pesquisa-extensão-inovação nas áreas de influência do Oeste e Sudoeste paranaenses e de Canindeyú, no Paraguai.

Para o professor Mariano Adolfo Pacher Morel, esta visita “é fundamental para o desenvolvimento da Unican, a mais jovem universidade pública do Paraguai, não somente pela proximidade entre as nossas instituições, mas principalmente pelo Know-how adquirido na formação e forte expansão da Unioeste em seu processo de verticalização do ensino superior”.

O professor paraguaio exerce atualmente a vice-presidência da Rede Zicosur Universitária (Universidades da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul). A Rede Zicosur, cujos integrantes são o Chile, Paraguai, Argentina e Bolívia, além do Brasil, tem como objetivo desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo nesses países por intermédio da promoção de atividades acadêmicas, científico, ­tecnológicas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico.

De acordo com os professores da Unioeste,  Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello (ARI-Reitoria), “existem duas tipificações de cooperação internacional, a Sul-Norte (no caso do Brasil com países do hemisfério Norte) e a Sul-Sul (Brasil com países do hemisfério Sul), e esta iniciativa com a Unican visa aprofundar as relações da Unioeste com os países do hemisfério Sul. Temos construído convênios e relações profícuas com países da Europa e América do Norte, mas não podemos esquecer nossos vizinhos Paraguai, Argentina e Uruguai, bem como de outros países do eixo Sul-Sul. Ademais, o papel fundamental desempenhado pela educação universitária é imprescindível nos processos de integração entre as nações”.

IMG 2719 copy

IMG 2733