2.500 inscritos participam do 16º Seminário de Extensão

MG 9073

A 16ª edição do Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), contou com a participação de 2.500 inscritos no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento ocorreu entre os dias 06, 07 e 08 de julho com o intuito de oportunizar a apresentação e reflexão de atividades de extensão desenvolvidas pela Instituição.

Dentre os inscritos, estavam envolvidos 330 docentes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), 337 trabalhos que foram apresentados ao decorrer do evento, 214 comunicações orais, 88 pôsteres, 11 oficinas, 11 encontros de temas transversais da Universidade, oito minicursos e cinco estande.

Todas essas atividades foram divididas em oito áreas temáticas como comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia/produção e trabalho. Além disso, os extensionistas puderam desfrutas e apreciar diversas exposições fotográficas, atividades artísticas, oficinas dos projetos de extensão e trabalhos envolvendo comunicação oral e pôsteres que aconteceram de forma paralela durante os três dias de Seminário.

O diretor geral do Campus, Gilmar Ribeiro de Melo e o Pró-Reitor de Extensão Rosalvo Schutz, deixaram registrado a imensa satisfação de terem recebido grandes profissionais que colaboraram para o avanço do SEU e da presença de um público tão receptivo e empenhado na defesa da extensão. “Esse foi o maior SEU da história em termos de participação e de trabalhos, mas temos certeza que os esforços valeram a pena e isso é muito recompensador, pois geraram grandes frutos. A cada ano que passa a Unioeste bate recordes em todos os sentidos, e isso é o reflexo da nossa extensão”, acrescentaram.

Mesa redonda

No último dia do evento, o SEU realizou uma mesa redonda para discussão sobre o Programa de Desenvolvimento Educacional. Uma das convidadas para compor a mesa foi a coordenadora geral do PDE, Dolores Follar, que ministrou sobre a importância do programa como extensão universitário dentro da Instituição, juntamente com os professores Vladimir Moreira da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Marco Antônio Carvalho da Unioeste.

Durante o encontro, a coordenadora reforçou o papel do programa frente aos 2 mil professores que estão envolvidos no processo e salientou que discutir este tema em um evento com o porte do SEU é ponderoso para todos os envolvidos. “O debate faz-se necessário para que possamos aprimorar nossos conhecimentos e horizontes, percebendo e entendendo que o PDE vai além da educação básica, mas estimula a conseguir elevar a educação do nosso País num patamar supremo”, declara Dolores.

Também fizeram parte do Seminário outras 19 instituições: Fafipa, Fag, Famper, Ifpr, Uem, Ufpr, Ufrpe, Ufsc, Unicentro, Unila, Uninter, Unipar, Unisep, Unoesc, Unoeste, Unopar, Utfpr, Utp.