Emoção marca homenagem ao professor Bertolino Tenfen

DSC03082

“Eu estou profundamente emocionado. Quando cheguei aqui, juntamente com o Octacílio Mion, essa cidade era puro mato. Mal sei como agradecer a vocês por esta homenagem, apenas agradeço a Deus”. Essas foram as palavras de Bertolino Tenfen, 88 anos, professor e um dos fundadores da antiga Fundação do Oeste do Paraná (FUOP), que posteriormente se tornou Faculdade de Educação Ciência e Letras de Cascavel (Fecivel), e atualmente é a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O evento de homenagem aconteceu na Universidade, campus de Cascavel, durante a sexta-feira (8), e contou com a presença do diretor do Campus de Cascavel, professor Alexandre Webber, da coordenação de Ensino a Distância (EaD), professora Dra. Beatriz Helena Dal Molin, da pró-reitora de Graduação, Elenita Conegeiro, e também de seus familiares e convidados.

Em um breve discurso, o diretor do campus agradeceu a presença de todos, e pelos anos de trabalho prestado pelo professor Bertolino. “ A história da Unioeste, é uma história de luta, em todos os campi. Gostaria de agradecer ao professor Bertolino que não desistiu, e acreditou neste sonho e não somente hoje, mas a tempos, vem colhendo os frutos”.

Em nome de seu pai, Marcelo Tenfen, emocionado, agradeceu a homenagem. “Gostaria de agradecer o carinho que tiveram com meu pai. Meu pai com sua simplicidade, sempre nos disse, ‘nunca deixe para amanhã, o que pode perdoar hoje’. Mesmo passando praticamente todos os dias de sua vida aqui, e lutando para ver essa Universidade crescer, nunca deixou faltar nada, a mim, minha irmã e mãe”.

Aos 88 anos, onde 40 foram dedicados ao ensino, Bertolino Tenfen foi homenageado com uma placa, que foi fixada no Bloco E do campus, com os seguintes dizeres: “Espaço Professor Bertolino Tenfen, Homenagem e gratidão”.

Histórico

Professor Bertolino Tenfen participou dos primeiros passos do processo de nascimento do terceiro grau em Cascavel que, juntamente, com muitos outros educadores e incentivadores da educação, fizeram parte da implantação do ensino superior na região Oeste do Paraná, que começou em 1972.

Professor Bertolino Tenfen é um dos 21 membros Fundadores, presentes em nosso meio, ou seja, uma história viva a brindar nos com sua presença e sabedoria. Ele ministrou as disciplinas de Língua e Literatura Francesa, de Língua Portuguesa, Latim, Filologia Românica e Prática de Ensino.