Agrotóxicos e higiene sustentável são temas de atividades no SEU

agrotoxicos copy

Agrotóxicos versus saúde humana foi o tema da quarta mesa redonda realizada, nesta sexta-feira (08), na 16ª edição do Seminário de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

O encontro abordou assuntos como agrotóxicos: efeitos na saúde humana e reconhecimento das intoxicações por agrotóxicos, ministrados pelas professoras do Campus de Cascavel, Carla Brugin Marek e Ana Maria Itinose, e agrotóxicos e neoplastia palestrado pela professora do Campus de Beltrão Carolina Panis.

Além disso, durante o último dia do evento ocorreram quatro oficinas, sendo: produtos de limpeza e higiene sustentável; orientações para intercambio estudantil; reciclagem artesanal de papel 2016; e contação de histórias: encantando com nossas histórias.

A oficina “Produtos de Limpeza e Higiene Sustentável”, é um projeto de extensão criado em 2011 e desde o ano passado está sendo coordenado pela acadêmica do 2º ano do curso de Serviço Social, Sara de Souza Arnauts, do Campus de Toledo.

A acadêmica comenta que a atividade segue um viés sustentável, exercendo a reutilização de hidros como sabão, sabonete, matéria prima natural como folha de eucalipto, cravo da índia, limão e gordura animal para produção de sabão. “Nosso projeto trabalha com demandas na região do município de Beltrão e os interessados que são acadêmicos, agricultores e professores do ensino médio, nos procuram e nós vamos até eles para ministrar oficinas e pôr em prática a extensão universitária”, explica Sara.

Os produtos produzidos na oficina do SEU foram: repelentes caseiros para ambientes, detergentes, desinfetantes para banheiro, amaciante, sabonete de esfoliação corporal e sachê perfumado feito com sagu. Estavam envolvidos nestas atividades professores de química, ciências e biologia da Unioeste, professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), acadêmicas de nutrição e participantes do programa Bom Negócio Paraná.

A economista que faz parte do programa Bom Negócio, Jessica Ramos Poletto, diz que escolheu participar desta oficina pela oportunidade de desenvolver os produtos em casa. “Eu gosto do tema sustentabilidade e quero reutilizar coisas que já possuo na minha casa. Por ser produtos de limpeza sustentáveis, vi aqui a chance de aprender, pôr em prática todas essas ações e passar também para minha família”, esclarece.

Na manhã desta sexta, também tiveram apresentações de trabalhos, alguns deles foram: encontros de convivência social – um novo olhar para a ressocialização; a experiência do patronato penitenciário municipal de foz do Iguaçu no esforço de humanização do sujeito no contexto penal brasileiro; a (re) significação dos encaminhamentos de prestação de serviços gratuitos à comunidade no programa patronato de Toledo; a importância da discussão da violência doméstica nas instituições de Ensino Superior; ações socioambientais em defesa dos direitos dos povos indígenas: a comunidade indígena Tekoha Yhovy localizada no município de Guaíra; Unioeste aberta a humanização e inclusão social; programa microscópio virtual; entre outros.

oficina 1

oficina 2