SEU realiza atividades esplêndidas no segundo dia de evento

rondon

O segundo dia do 16º Seminário de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), contou com várias atividades que envolveram acadêmicos, docentes e extensionistas de todos os campi da Instituição, e demais convidadas. Dentre elas podemos destacar a feira de Produtos Agroecológicos, o “Lançamento da Carta Ambiental do Sudoeste do Paraná” e a abertura de exposição dos “10 anos do Projeto Rondon”.

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa, e realizado em parceria com diversos Ministérios, Governos Estaduais, Prefeituras Municipais, empresas socialmente responsáveis e Instituições de Ensino Superior, que tem como missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Por esse motivo, a Unioeste tem grande participação dentro do projeto desde 2005, seguindo todos os objetivos e diretrizes do programa.

O professor do Campus de Toledo, Marcos Freitas de Moraes, é coordenador da operação Itapemirim, que ocorre na próxima semana no Espirito Santo. Ele destaca que uma das coisas mais dignas do projeto é a formação Universitária, sendo o único momento que o aluno sai da zona de conforto e fica de frente com a realidade Brasileira, conhecendo regiões do Norte, Nordeste e Centroeste com o IDH muito baixo. “Por esse motivo, os 10 anos mostra a importância da extensão dentro da Universidade, pois temos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento que buscam adquirir mais conhecimento de uma forma maravilhosa, na qual não conseguimos mensurar tamanha importância do conhecimento e experiências que os envolvidos recebem”, salienta Marcos.

A acadêmica do 3º de Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon, Talita Luana Schweig, vai participar na operação Itapemirim 2016, juntamente com outros sete acadêmicos, e comenta sobre a importância de fazer parte de um projeto de extensão tão grande e reconhecido. “O que me chama mais atenção dentro deste projeto é, saber que estamos fazendo uma ação voluntária, levando o conhecimento que absorvemos nas salas de aulas para a comunidade, afinal de contas, o que adianta estudarmos e não aplicarmos isso na sociedade. Poder levar toda a bagagem que tenho comigo para as comunidades mais carentes, numa realidade bem diferente da minha, para mim vai ser uma realização esplêndida”, ressalta.

Com relação ao Lançamento da Carta Ambiental do Sudoeste do Paraná”, essa é uma atividade promovida pela AMSOP e pelo Grupo Gestor do Território Sudoeste. Na mesa redonda deste evento foi debatido sobre o “Desenvolvimento sustentável e Meio Ambiente”. Estavam presente para discutir o assunto a engenheira agrônoma, Janete Fabro Kaupka, da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), representando a vigilância sanitária, Dalva Colling, da secretária Municipal de Saúde de Francisco Beltrão e a professora da Unioeste de Beltrão, Christine Nascimento Grabaski.

Já a feira de produtos agroecológicos contou com, a participação de bazar beneficente em prol dos animais em situação de maus tratos e abandono, na qual estavam vendendo roupas, calçados e assessórios. Além disso, teve a participação de cooperativas, Coletivo da Mulher de Beltrão e a feira do produtor rural que possuem parceria com a prefeitura do municio, expondo e vendendo trabalhos artesanais, alimentícios caseiros e orgânicos.

palestra

feirinha