16º Seminário de Extensão é aberto em grande estilo

usar essa

Na noite desta quarta-feira (06), foi realizada a abertura oficial do 16º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento que é anual, segue até sexta-feira (08), e tem como objetivo principal oportunizar a apresentação e reflexão de atividades de extensão desenvolvidas pela Instituição e que vem se tornando um espaço de interação com a comunidade.

Como instituição pública, gratuita, laica, de qualidade e democrática, a Unioeste possui a função social de produzir, absorver e socializar conhecimentos com a comunidade na qual está inserida. Assim, o SEU propicia ampla divulgação de seus resultados à sociedade e aprende muito com ela. Cabe à Universidade o papel de auxiliar na resolução de problemas da sociedade no âmbito regional na qual está inserida dentro do paradigma de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Rosalvo Schutz, a Universidade vem progredindo na relação com sua região de inserção que compreende 92 municípios das Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e destaca-se a cada ano com crescimento e consolidação da Extensão Universitária de qualidade, diversificada e comprometida social e ambientalmente.

O evento que é destinado para a comunidade interna, externa e também para acadêmicos de instituições interessadas no assunto, teve ao todo, somente nesta edição, 2.500 inscritos. Dentre eles, 330 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), 337 trabalhos que serão apresentados ao decorrer do evento, 214 comunicações orais, 88 pôsteres, 11 oficinas, oito minicursos e cinco estande.  Estes trabalhos estão divididos em 08 áreas temáticas como comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia/produção e trabalho. Além disso, a programação conta com atividades culturais, exposições e atividades artísticas, que estão acontecendo de forma paralela e 11 encontros informações sobre temas transversais da Universidade.

O reitor da Universidade, Paulo Sérgio Wolff, marcou presença na solenidade de abertura e enfatizou que além dos extensionistas ajudarem a formar bons profissionais, colaboram também para que a Instituição cumpra seu papel social. “É por meio dos trabalhos de extensão que a Unioeste consegue transferir para a sociedade tudo o que produz, envolvendo estudos e pesquisas. Todos os anos é realizado o SEU, e por meio deste evento percebemos que a Unioeste tem progredido e avançado com novos projetos e colaboradores”.

Além do reitor, o atual diretor do campus, Gilmar Ribeiro de Melo, agradeceu a presença de todos, principalmente a comissão organizadora, e ressaltou que apesar das dificuldades as expectativas para o encontro são boas e tudo está ocorrendo satisfatoriamente. “O tema desta edição está totalmente relacionado, Unioeste e comunidade, pois mostra que uma universidade existe para produzir e socializar a ciência, desta forma, nós estamos, por meio do SEU, socializando conhecimento. Por esse motivo e tantos outros, é uma satisfação enquanto representante do campus de Beltrão receber diretores de campus, diretores de centros, pró-reitores, docentes, agentes universitários e acadêmicos na Instituição”, enfatiza.

Já o professor Rosalvo Schutz, encerrou dizendo que tem orgulho da Unioeste ser uma universidade extensionista, por ter nascido multicampi e enraizada nas regiões, mas o grande fato que chama a atenção é de ter sido desenvolvidos vários projetos extensão logo na transição entre facibel e Unioeste. “Quando a Instituição deixou de ser Facibel e transformou-se em Unioeste tinha 13 projetos de extensão com 66 professores, ou seja, desde o início ela foi enraizada na extensão, na comunidade e nas demandas da região.  Isso faz com que a gente entenda o tema escolhido nesta edição “Unioeste e Comunidade: extensão para quem?”. Todo esse processo foi necessário para chegarmos até aqui e dizer que estamos orgulhosos com 2.500 inscrições, isso é resultado do trabalho de uma equipe com propósito”, finaliza Rosalvo.

Palestra Extensão Universitária.

A grande comemoração de abertura do Seminário, contou ainda com uma palestra da professora Regina Lúcia Henrique da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que teve como tema abordado a importância da extensão na formação acadêmica na atual conjuntura. Durante sua ministração, Regina abordou alguns assuntos como mudanças na década de 70 no ensino superior, extensão versus indefinição do seu papel, movimentos sociais na década de 80 e as implicações para a universidade e o surgimento de uma nova perspectiva para a extensão.

Já nesta quinta-feira (07), está programado para acontecer várias atrações culturais. A ideia é valorizar as habilidades culturais e artísticas locais e da comunidade acadêmica, com reflexões, estudos e trocas de experiência em torno de atividades de extensão.

Durante o dia será organizada uma feira de produtos agroecológicos que, além de viabilizar ao acesso aos produtos, também tem o objetivo de dar visibilidade as questões relacionadas ao cooperativismo, economia solidária, alimentação saudável e meio ambiente.

Outra atividade desta quinta, em conjunto com Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e o Grupo Gestor do Território Sudoeste e Unioeste, será lançada a “Carta Sudoeste Ambiental”, um momento considerado muito importante para o delineamento das políticas relacionadas ao meio ambiente na região.

Além disso, ocorrerão “Encontros” que tem por objetivo possibilitar espaços e momentos informais de encontros por interesse e afinidade, na forma de “Rodas de conversa”. Confira a programão completa no site e participe:http://www.unioeste.br/extensao/seu/.

Mais fotos você encontra no facebook da Unioeste, em https://www.facebook.com/portalcnu/?fref=ts