Universidade em Ação realiza atividades em assentamento

mst

Acadêmicos, docentes e agentes universitários de diversas áreas e projetos de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), viveram uma experiência diferenciada no último sábado (02). A atividade trata-se do projeto “Universidade em Ação – Projeto Valmir Mota” organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que prevê ações regulares e permanentes junto ao assentamento da reforma agrária.

A ação teve participação especial do Centro de Assistência em Toxicologia (Ceatox) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), que vem realizando e planejando ações desde 2015 no assentamento. “Nessa primeira etapa fizemos uma investigação quanto a contaminação por agrotóxicos de todas as famílias assentadas, a próxima etapa será os exames laboratoriais”, ressaltou a professora Carla Brugin Marek do Ceatox.

A equipe do Projeto Unioeste na Comunidade, formada por acadêmicos e professores dos cursos da área de saúde e pedagogia, realizou atividades com as famílias de agricultores como exames básicos que buscam diagnosticar de forma rápida e simples a existência de doenças, e orientaram a comunidade sobre câncer bucal, obesidade, diabetes e hipertensão, enquanto a equipe de Educação Física realizava atividades lúdicas e esportivas.

Fortalecer as ações da Universidade de modo a diagnosticar e enfrentar alguns dos principais problemas da população é uma das propostas que está sendo construída e articulada em conjunto com a coordenação do assentamento. Até o momento questões relacionadas à saúde, alimentação saudável e cuidados em relação aos agrotóxicos tem sido os principais.

A ideia é do projeto “Universidade em Ação” é constituir ações permanentes, interdisciplinares e que efetivamente contribuam para a superação dos principais problemas das comunidades, territórios e populações envolvidas e, simultaneamente, sirvam como referências concretas de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica. Também objetivam contribuir para articular e potencializar as ações de extensão da Unioeste.

Além do “Universidade em Ação – Projeto Assentamento Valmir Mota” também já está em andamento o planejamento do “Universidade em Ação – Projeto Sanga Funda “, cuja primeira ação coletiva está prevista para o dia 20 de agosto.  O desafio é construir ao menos um projeto a partir de cada Campi.  O convite está aberto a todos/as da comunidade acadêmica que queiram participar, sugerir e se envolver nestas ações! “Poder conectar os conhecimentos da Universidade com as reais dificuldades das comunidades ou mesmo repensar nossos conhecimentos e pesquisas a partir desses problemas é algo muito gratificante e instrutivo além de fazer parte da função social da Universidade”, avalia o pró-reitor de extensão Rosalvo Schütz.

mst2