Nesta quarta-feira inicia XVI Seminário de Extensão da Unioeste

Sem título

A partir de quarta-feira (06), será realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a XVI edição do Seminário de Extensão da Unioeste (SEU). O evento que é anual, acontece até a próxima sexta-feira (08), e tem como objetivo principal o de oportunizar a apresentação e reflexão de atividades de extensão desenvolvidas pela Instituição, e que vem se tornando também um espaço de interação com a comunidade.

A preocupação com o reconhecimento e solução de problemas efetivos da sociedade orientará as reflexões do encontro, e por isso, o tema será: “Extensão para quem? ”.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Rosalvo Schutz, o intuito da Instituição é o de se aproximar ainda mais da comunidade externa, e por meio dos trabalhos desenvolvidos agregar o conhecimento dos acadêmicos da Universidade. “A Unioeste, como instituição pública, gratuita, laica, de qualidade e democrática, possui a função social de produzir, absorver e socializar conhecimentos com a comunidade na qual está inserida. Assim, ele propicia ampla divulgação de seus resultados à sociedade e aprende-se muito com ela”.

Ainda de acordo com ele, “cabe à Universidade o papel de auxiliar na resolução de problemas da sociedade no âmbito regional na qual está inserida dentro do paradigma de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

O evento é destinado para a comunidade interna, externa e também para acadêmicos de instituições interessadas no assunto. Neste ano, são 2000 inscrições para ouvintes, dentre elas 330 do PDE e 337 trabalhos a serem apresentados. Estes trabalhos estão divididos em 08 áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia/produção e trabalho.

Além da Unioeste, também estarão sendo apresentados trabalhos, pôsteres, minicursos e oficinas de 19 outras instituições: Fafipa, Fag, Famper, Ifpr, Uem, Ufpr, Ufrpe, Ufsc, Unicentro, Unila, Uninter, Unipar, Unisep, Unoesc, Unoeste, Unopar, Utfpr, Utp.

A abertura oficial do evento será às 19h15 do dia 06. Logo após acontecerá a palestra da professora Regina Lúcia Henrique (UERJ), que falará sobre a importância da extensão na formação acadêmica na atual conjuntura.

Com uma programação cultural variada, em todos os turnos e intervalos estarão acontecendo atividades e intervenções culturais e artísticas, incluindo concursos de poesia e fotografia, além de diversas apresentações musicais. Destaque para a banda de renome nacional Tiregrito, que fará o show cultural de abertura na noite quarta-feira, logo após a palestra de abertura. Também irá se apresentar, uma banda de Francisco Beltrão que conta com ex-alunos da Unioeste.

Já na quinta-feira (07) à noite cultural terá várias atrações. A ideia é valorizar as habilidades culturais e artísticas locais e da comunidade acadêmica, com reflexões, estudos e trocas de experiência em torno de atividades de extensão.

Serão várias mesas temáticas para apresentar e discutir temas como: desenvolvimento sustentável, esporte, agrotóxicos, saúde humana, defesa civil, dentre outros. Além das apresentações também acontecerão atividades na Praça “Eduardo Virnond Suplicy”, onde o projeto “Universidade na Comunidade” estará presente das 13h30 até ás 18 horas do dia 06.

Durante todos os dias estará acontecendo uma feira de produtos agroecológicos que, além de viabilizar ao acesso aos produtos, também tem o objetivo de dar visibilidade as questões relacionadas ao cooperativismo, economia solidária, alimentação saudável e meio ambiente.

Durante a quinta-feira (07), em conjunto com Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e o Grupo Gestor do Território Sudoeste e Unioeste, será lançada a “Carta Sudoeste Ambiental”, um momento considerado muito importante para o delineamento das políticas relacionadas ao meio ambiente na região.

Também estarão acontecendo “Encontros” que tem por objetivo possibilitar espaços e momentos informais de encontros por interesse e afinidade, na forma de “Rodas de conversa”. Confira a programão completa no site e participe: http://www.unioeste.br/extensao/seu/.