Cerca de 300 pessoas participam de evento da Procaps

capa

Na última sexta-feira (24), foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão um evento destinado aos 27 municípios que compõem a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS).

Na oportunidade cerca de 300 pessoas, entre elas, alunos do campus, pacientes e representantes dos 27 municípios estiveram presente no evento, que fez parte da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, que foi organizada em comemoração dos 17 anos do campus da Unioeste em Beltrão, e teve por objetivo o de apresentar o Procaps para toda comunidade.

A psicóloga e advogada Álaba Cristina Pereira ministrou palestra sobre a Lei 10.216 e a reforma psiquiátrica. Além dela, o coordenador do Projeto de Assistência aos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial 2 (Procaps), da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) João Paulo da Rocha, apresentou os resultados das assistências jurídicas prestadas desde 2012. Também fazem parte do Procaps o servidor e advogado Cleirton Morás e as servidoras Catarina Nürmberg e Marisa Ester Quinteiro.

Segundo João Paulo, a equipe tem obtido bons resultados, porque o grupo de pessoas com transtorno mental é muito segregado pela sociedade. "Nós entendemos que eles precisam desse suporte e muitos não podem pagar um advogado, então a gente dá essa assistência. Apesar de ser um projeto institucional, nós não trazemos despesas para a Unioeste, então tudo que nós fazemos é por nossa conta, sendo assim um trabalho voluntário", esclareceu João.

Sobre o projeto
O Procaps é um projeto com a comunidade externa à universidade e faz parte do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA), que tem o objetivo de divulgar os projetos desenvolvidos pelos agentes.

O foco principal do projeto do Caps é dar assistência jurídica aos pacientes. O trabalho voluntário iniciou em 2004 e teve sequência por quatro anos, mas foi retomado em 2012, dando também suporte técnico à equipe administrativa do Caps.

DSCN2938B