PDE recebe equipe pedagógica de Curitiba

IMG 2235

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu, nesta terça-feira (28), dois representantes da equipe pedagógica do PDE de Curitiba, Keila Lima e Ricardo Hasper, para realizar um processo de aproximação das universidades que fazem parte da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED) e Coordenação de Articulação Acadêmica (CAA).

Conforme o coordenador do PDE, Marco Antonio Batista Carvalho, o programa é uma política pública de Formação Continuada do Estado do Paraná que estabelece o diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica, por meio de atividades teórico-práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar da escola pública paranaense. “Por esse motivo, o programa, na sua administração central, marcou uma série de visitas nas instituições que são parceiras na execução do programa, ao todo são 14 universidades. Hoje, nós estamos recebendo representantes do núcleo de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel”, explica.

A representante Keila Lima esclarece que a reunião é objetivada dentro das ações do PDE. “Nossa intensão é firmar uma conversa mais pedagógica enquanto programa com os docentes envolvidos, portanto faz-se necessária essa aproximação para que as ações se concretizem com qualidade”.

Ricardo Hasper salienta que algumas das atividades de educação básica envolvem a inserção na escola e a plataforma Sacir que consiste em relatar o acompanhamento do professor durante os dois anos de PDE. “Podem utilizar dessa plataforma o orientador e o docente, é uma troca de construção de arquivos como proposta de trabalho, projetos, materiais didáticos, implementação na escola, artigos finais, entre outros. Isso facilita muito para nós enquanto Instituição SEED e Instituição IES”. Além disso, Ricardo comenta que também possuem parte neste processo os representantes dos 33 núcleos do Estado do Paraná.

Este processo está acontecendo há quatro meses e as visitas já foram realizadas sete Universidades, sendo: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná (Unespar/FAP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para a equipe pedagógica do PDE a intensão é ouvir como os cursos estão acontecendo e levar as contribuições dos orientadores para melhorar o programa.