Unioeste conquista doutorado em Desenvolvimento Rural

doutorado

Desde 2012, o Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) já possui o curso de mestrado no Programa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), no qual já foram realizadas 28 defesas de dissertações. Mas agora, passa a contar com um novo curso de Doutorado a partir da resolução nº 072/2015 do Conselho Universitário.

A proposta apresenta coerência com os objetivos do curso já em funcionamento, que conta com corpo docente de formações e atuações adequadas para as disciplinas de doutorado. Por esse motivo, ela foi normalizada em 2015 e avaliada com conceito quatro na Capes. Agora, o próximo passo é ser aprovada pelo Centro de Ciências Agrárias e Conselho de Campus de Marechal Rondon e, em seguida, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

De acordo com a coordenação do programa, o novo doutorado terá professores dos campi de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão que integram os cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Ciências Ambientais, Geografia Agrária e Ciência e Tecnologia de Alimentos. O corpo docente será formado por 16 professores, 14 permanentes e dois colaboradores. A maioria pertence aos quadros da Unioeste e um é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O intuito é expandir a extensão, o desenvolvimento, o meio ambiente e a sustentabilidade da atividade agropecuária e agroindustrial, aprofundando os conceitos e conhecimentos de métodos e técnicas da pesquisa científica atividades rurais, no contexto regional, nacional e internacional.

Para o professor do Centro de Ciências Agrárias, Armin Feiden, a expectativa é de que no final de outubro seja publicado o edital, que ficará aberto até o final de novembro. “Em dezembro deve ser realizado o processo seletivo. Assim, em março de 2017 será possível dar início às aulas da primeira turma, que contará com doze vagas”, explica Armin.

Os professores Nardel Soares da Silva, Wilson João Zonin, Adriana Maria de Grandi, Alvori Ahlert e Nelza Mara Palu, também fazem parte do conjunto de docentes e destacam que os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, realizados pela Unioeste, mostram a viabilidade da criação do curso de doutorado, em razão de que é fundamental as ações executadas em parceria com o Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, além de outros programas. “A partir dos projetos desenvolvidos dentro do curso, várias tecnologias podem ser aplicadas para o desenvolvimento da própria região”, destacam.

O doutorado possui enfoque relacionado à agricultura familiar indicado em disciplinas, projetos de pesquisas e dissertações já defendidas. Também, abrange uma área de concentração, Desenvolvimento Rural Sustentável, e duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento territorial, meio ambiente e sustentabilidade rural” e “Inovações Sociotecnológicas e Ação Extensionista”. As disciplinas obrigatórias e optativas atendem aos objetivos da área de concentração e os professores estão distribuídos de acordo com suas formações, realizando trabalhos em parceria e dentro da perspectiva interdisciplinar.

O PPGDRS funciona no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e apresenta infraestrutura administrativa exclusiva, com salas para docentes e discentes e com capacidade de abrigar as necessidades do Doutorado. Além disso, tem apoio de laboratórios disciplinares e do Laboratório do Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável (GIIPEDES), do CCA, que congrega a maioria dos pesquisadores vinculados ao Programa.

Mestrados e Doutorados

Atualmente a Unioeste conta com 31 cursos Stricto Sensu, sendo 21 Mestrados e 10 Doutorados, são eles:

Campus de Cascavel

Foz do Iguaçu