Minicurso aborda origem e universo da vida

bac08d3c 6924 4894 a128 3446465ebba6

Nos dias 17 e 18 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, realiza o minicurso intitulado “Design Inteligente – Vegetal e animal: a ciência e a origem do universo e da vida”, ministrado pelo professor da Universidade Estadual o Campinas (Unicamp), Marcos Nogueira Eberlin.

O minicurso é para toda a comunidade acadêmica, as inscrições podem ser feitas na Secretaria do PPGA, até amanhã (16), no valor de R$ 20,00 por pessoa. Havendo disponibilidade de vagas, serão aceitas inscrições na abertura​ do evento. Para os participantes haverá a emissão de certificado.

Sexta-feira – 17 de junho

8 horas às 8h15: Abertura - Confirmações de inscrições, abertura do minicurso e apresentação do palestrante.

8h15 às 9h30: Palestrante: professor e doutor Marcos Nogueira Eberlin (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Conteúdo: As Duas Teorias Frente a Frente com a Química de Átomos e Moléculas: A viabilidade científica e os mecanismos que a ciência dispõe para testar as duas opções – Evolução (TE) ou Design Inteligente (DI)?

9h30 às 10 horas: “Coffee break”

10 às 12 horas: Palestrante: professor Marcos Nogueira Eberlin. Conteúdo: O Big Bang analisado do ponto de vista físico-químico: Uma análise fisíco-química sobre o Big Bang. Acaso ou design? A singularidade, a anti-matéria, a nuvem gasosa e sua dinâmica, a força que causou a contração em estrela, o modelo da acreção para formar planetas, a formação do planeta Terra e suas características químicas, de onde surgiu água e a nossa atmosfera?

12  às 14 horas: Intervalo para Almoço

14  às 15h30: Palestrante: professor Marcos Nogueira Eberlin Conteúdo: A evolução química e sua viabilidade à luz da química moderna: A geração espontânea de um organismo vivo seria possível na sopa primordial? Quais os requisitos químicos para a Vida, e qual a probabilidade dessas moléculas terem se formado sem DI? Há evidências de DI nas moléculas da Vida? Conteúdo: Conceitos como 'coincidência' e 'chance' não têm nada a ver com a existência de coisas vivas.

15h30 às 16 horas: “Coffee break”

16 às 18 horas: Palestrante: Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin Conteúdo: A evolução bioquímica e sua viabilidade à luz da química moderna: Há mecanismos viáveis de formação e evolução da informação bioquímica registrada no código genético. Houve tempo suficiente? Duplicações gênicas e mutações aumentam a complexidade e criam novas funções? Há evidências seguras de processos de evolução bioquímica da “evolução em ação?” A complexidade irredutível, a informação arbitrária e as antevidências observadas na vida são evidencias de DI?

Sábado – 18 de junho

08 horas às 09h30 Palestrante: professor Marcos Nogueira Eberlin Conteúdo: A informação bioquímica registrada no DNA e orquestrada pelo código genético: Evidência de TE ou DI? A lógica da informação da vida, seus códigos múltiplos e os porquês de sua composição em ribose, bases nitrogenadas e fosfato. O par DNA-RNA e os ribossomos e sua maquinaria. O dilema ovo-galinha DNA proteínas. Códigos e suas implicações quanto a suas origens.

9h30 às 10 horas: “Coffee break”

10 horas às 12 horas: Palestrante: professor Marcos Nogueira Eberlin Conteúdo: A ancestralidade símia comum entre chimpanzés e humanos. Qual as evidencia de tal ancestralidade que nos traz o registro fóssil, comparações de DNA, capacidades cognitivas, composição protéica e outras evidências que nos permitem hoje avaliar se somos ou não primos dos chimpanzés?