Diretor do Campus de Foz participa de reunião sobre infraestrutura

03

O diretor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, Fernando José Martins participou de uma reunião extraordinária da Câmara Técnica para a revisão e implementação do Plano Diretor Municipal (PDM). No evento, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), foram apresentados os resultados discutidos na audiência de debate do Plano Estratégico Urbanístico de Foz do Iguaçu, Cenários e Prospectivas de Desenvolvimento, realizada em maio.

O diretor conta que “é imprescindível que seja feito o prolongamento da Avenida Paraná, integrando a Zona Norte da cidade. Nós temos a previsão de aumento de fluxo, que já é muito alto nessa região da cidade e precisa de vias de ligação direta para dar vazão a esse fluxo e ao desenvolvimento da Região Norte”, explicou ele complementando que “é cada vez mais urgente a implantação de mais vias de acesso direto que liguem a região norte de Foz do Iguaçu ao restante da cidade”.

Martins lembrou que a região norte já apresenta um polo universitário consolidado, e atualmente abriga a Unioeste e a Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), com perspectiva de aumento no fluxo de estudantes. Ainda, segundo o diretor, facilitar o acesso à região contribui para o desenvolvimento urbano e social, além de permitir às universidades cumprirem muito melhor a sua função social. “Quem conhece aquela região das universidades sabe que existem muitas áreas de vazios urbanos e aquela região, com a vinda de mais estudantes, pode ser uma alternativa muito rica às demandas da área da cultura de Foz do Iguaçu” apontou.

Plano Diretor

Os estudos revelaram que a população elevada da região é um elemento que pode ser mais bem explorado, dividindo o fluxo que tem saturado outras áreas do município. No entendimento, uma vez desenvolvidos esses acessos, resolverá os problemas que são pontuais, como o transporte coletivo, acessibilidade, desenvolve a qualidade de vida dos bairros e se potencializa o desenvolvimento daquela região.

O Plano Estratégico Urbanístico de Foz do Iguaçu, Cenários e Prospectivas de Desenvolvimento, faz parte do trabalho de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e estará concluído no final de julho e tem como proposta atender às futuras necessidades de Foz do Iguaçu e traçar os projetos estratégicos visando a melhorar a qualidade de vida da população e a economia da cidade. Para dar base ao plano diretor, os estudos feitos detalham prioridades, como a mobilidade urbana, com integração dos sistemas de transporte, a criação de eixos de desenvolvimento e a ocupação de vazios urbanos, explicou o diretor da empresa. Ainda incluem projetos estratégicos, como o Projeto Beira Foz, o aeroporto, o Mercado Municipal e outros de infraestrutura viária.

04