Universidade participa do processo de revalidação de diplomas

logo Unioeste ACS

Desde 2009, que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com o MEC (Ministério da Educação) vem realizando o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). O Revalida é obrigatório para quem cursou Medicina fora do Brasil, inclusive brasileiros, e deseja atuar como médico no país.

Em dois casos pode ocorrer a revalidação do diploma: brasileiros que se formaram em Medicina no exterior e pretendem atuar no Brasil; e estrangeiros que também se formaram no exterior e pretendem atuar no país.

Em 2009 e 2010 o projeto piloto foi desenvolvido na Instituição, posteriormente em 2011 o primeiro candidato se inscreveu pelo MEC, para ter seu diploma validado pela Unioeste. Três anos mais tarde, em 2014, sete candidatos foram aprovados pelo Ministério para validarem seus diplomas e começarem a atuar no Brasil. No ano passado 18 pessoas se inscreveram para participar do Revalida por meio da Unioeste, e agora aguardam seus novos diplomas.

Dos 18 candidatos inscritos no ano de 2015, 11 são brasileiros que realizaram sua graduação nas mais variadas universidades do mundo. Seis são cubanos e um argentino.  As universidades escolhidas por esses profissionais foram da Bolívia, Espanha, Paraguai, Cuba, Argentina e Rússia.

A Unioeste, assim como as demais instituições que participam do processo de revalidação, não realizam as provas de aptidão, apenas o recolhimento da documentação imposta pelo MEC, e validação dos diplomas. O processo leva em torno de um ano, já que a entrega dos documentos na Universidade é a etapa final do processo, antecedida, pela prova oral, escrita e prática.

O cadastro para participar do processo deve ser realizado através do site do MEC, em: //Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.