Acadêmico da Unioeste é finalista no concurso AppChallenge 2016

ALUNO

Acadêmicos de faculdades públicas e privadas de todo o país estão participando desde o mês abril do concurso AppChallenge 2016. Esta é a primeira edição de um desafio acadêmico que tem como objetivo estimular o envolvimento dos alunos em projetos voltados à utilização das novas tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A ideia é que os estudantes desenvolvam um projeto de aplicativo para smartphone, sendo que a melhor proposta receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil.

Entre os cinco finalistas, está o acadêmico de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  Campus de Foz do Iguaçu, Thiago Zuquinali, que apresentou o projeto “Agrupa”, que tem por objetivo principal, o de criar salas de estudo virtual, onde alunos de instituições distintas poderão interagir e trocar informações sobre diversos conteúdos.

Segundo Thiago, sua inscrição foi feita por acaso, e o resultado surpreendeu. “Ano passado, no intervalo de um estudo para uma prova, eu estava olhando algumas notícias, entre elas sobre o AppChanllenge, que me chamou atenção. Nesse intervalo de meia hora entre os estudos, eu me inscrevi, tive a ideia e elaborei o projeto.

Ainda de acordo com ele a notícia da aprovação não era esperada, já que no mesmo período estava se dedicando a outro projeto. “Acontece que nessa mesma época eu estava no processo de pré-incubação de uma startup de realidade virtual, chamada AIS - Ambientes Virtuais, que hoje está incubada no Parque Tecnológico Itaipu, na incubadora Santos Dumont. Graças a essa experiência de incubação de uma empresa, eu me interessei mais por empreendedorismo e oportunidades do gênero, o que contribuiu para que eu ficasse sabendo do AppChallenge”.

Cursando o último ano de Ciências da Computação, Thiago agradeceu a oportunidade e o aprendizado proporcionado pela Instituição. “ Fiquei muito feliz pela minha colocação. Estou esperançoso e agradecido aos meus pais, amigos e Unioeste, que me deram o alicerce moral e intelectual para ter e desenvolver a ideia”.

Todos os alunos de graduação devidamente matriculados nas instituições de ensino credenciadas pelo MEC podem participar do concurso, e os candidatos não precisam se preocupar em entregar o aplicativo pronto e funcionando, apenas a ideia.  Todos os direitos autorais permanecem de posse dos candidatos.

A proposta vencedora será anunciada na página oficial do concurso: www.shoes4you.com.br/appchallenge no dia 16/06/2016 a partir das 15 horas.

SOBRE O PROJETO

O aplicativo mostrará os grupos de estudos criados na cidade do usuário. Um usuário poderá criar um grupo de estudos fechado, onde somente amigos poderão entrar, ou público, onde outros poderão, ao pesquisar sobre grupos da matéria, visualizar. Um grupo de estudos manterá informações com: data, horário, local, nome da matéria, descrição, tópicos que serão abordados e número máximo de participantes. O aplicativo manterá matérias que o usuário tem interesse para que quando seja criado um grupo público com a matéria em questão, ele seja avisado. Também terá conversas de cada grupo criado, contendo discussões a respeito do tema ou o que acharem interessante.