Membros do Núcleo de Telemedicina do HUOP buscam novos conhecimentos

NUTEVIAGEMSAOPAULO

Dina Moura e Claudio Barradas (ao fundo), dr. Julio Cesar Empinotti, coordenador do Núcleo de Telemedicina do HUOP e o dr. Chao Lung Wen da USP

O coordenador do Núcleo de Telemedicina (Nute) Drº Julio Cesar Empinotti e os servidores Claudio Barradas e Dina Moura, estiveram em São Paulo durante os dias 18, 19 e 20 de maio participando da 23ª Feira Hospitalar.

A Feira é um evento internacional que reúne diversos membros de hospitais e empresas, ela trata sobre soluções, produtos, serviços, tecnologia, inovações e equipamentos da área de saúde. O principal objetivo foi conhecer novas tecnologias e receber orientações da empresa Philips sobre a migração do sistema Tasy para uma nova versão em Java. O Tasy é o sistema utilizado no HUOP e em diversos hospitais para o gerenciamento hospitalar.

Além disso, os servidores realizaram uma visita técnica no Núcleo de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP). Lá eles foram recebidos pelo Drº. Chao Lung Wen, que é coordenador da disciplina de Telemedicina. Na USP foi possível observarem e obterem informações sobre o funcionamento do Núcleo de Telemedicina da universidade, que é referência nacional, além de terem algumas sugestões para a implantação de novos projetos no HUOP.

Um dos projetos que estão sendo pensados para implantação é o Jovem Doutor, que utiliza recursos de Telemedicina e educação a distância com o propósito de incentivar os estudantes dos ensinos médio e superior a realizarem trabalhos cooperados que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida de comunidades.

Outro projeto é relacionado à impressão 3D. As peças “impressas” nas impressoras 3D são anatômicas e realísticas. O método pode ser utilizado pelas universidades através da criação de Laboratórios Interativos Conectados (Inovalabs).