Colóquio visa aprimorar a qualificação de servidores

IMG 1410

Para aprimorar o processo de qualificação de servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o 2º Colóquio de Metodologia Científica da Universidade recebeu nesta terça-feira (31) o vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Jose Ivo Follmann, que ministrou o minicurso intitulado “Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais”.

A cerimônia de abertura foi voltada para os servidores da Instituição que encontram-se em processo de qualificação em nível de mestrado e doutorado em Ciências Sociais, bem como aos coordenadores de projetos vinculados ao Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA).

Segundo o coordenador local do Doutorado em Ciências Sociais, professor Fábio Lopes Alves, o principal intuito do evento é aprimorar e avançar o processo de qualificação dos servidores que estejam ou pretendam ampliar sua formação em nível de Mestrado e Doutorado, assim como aperfeiçoar a qualidade dos projetos PDA e da escrita de artigos.

“O convênio entre Unioeste e Unisinus está qualificando 14 funcionários da Universidade, assim o professor Jose Follmann trouxe a palestra com o intuito de melhorar o projeto de cada um. O diferencial é que está voltado para qualificar somente os funcionários, pois até então o doutorado tem graduado somente o docente e a inovação está nesse sentido, que o funcionário também tenha condições de obter o título de doutor”, explica Fábio Lopes.

Além disso, o coordenador salientou ainda que os doutorandos presentes no encontro são de diversas áreas de formação e possuem o compromisso de, após formados, produzirem um projeto de mestrado próprio e enviarem para o Ministério de Educação (MEC), para que futuramente a Unioeste tenha um programa de mestrado só de funcionários.

O Colóquio foi estruturado pelo professor Fábio Lopes Alves, pela doutoranda Nelci Janete do Santos Nardelli, pela presidente da Comissão Instituída para Análise e Inclusão de Servidores no Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (CPDA) Andréia A. de Rosso David e pela colaborada Laura Cristina C. Romero da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e PDA.