Tem início Semana de Sensibilização Ambiental na Unioeste

IMG 1376

Em parceria com o projeto de extensão Universidade Portas Abertas, que o projeto SAU- Sensibilização Ambiental na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Campus Cascavel, está realizando até a próxima sexta-feira (03) a “Semana de Sensibilização Ambiental”.

O objetivo do evento é de desenvolver atividades educativas sobre a preservação do meio ambiente com foco na destinação correta dos resíduos, envolvendo acadêmicos, docentes, servidores técnicos e alunos da rede pública, municipal e estadual. Ocorre também neste período a Copa Meio Ambiente, realizada pelas Atléticas.

Hoje (31), cerca de 200 alunos do Colégio Estadual Olinda Trufa de Carvalho participaram do ciclo de palestras, que contou, com a participação do presidente da ONG Amigos do Rio, Adelar José Valdameri, com o membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cascavel, João Ailton Beckert, do Colegiado do Movimento Nacional Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos), Eliane A. Wilges e a coordenadora do Centro Universitário de Estudos, Pesquisas e Extensão de Proteção e Desastres da Unioeste, Irene Carniato.

De acordo com a diretora do Colégio Estadual, Sandra Maira Bolzon, o convite foi aceito com alegria, já que a discussão do tema vem sendo debatido diariamente em sala de aula, e o reforço da discussão só traz benefícios aos alunos: “As crianças são como os adultos, ouvem falar muito sobre o tema, mas também agem pouco. Então estar sempre reforçando, realimentando essa questão, e reforçando a importância dos cuidados com o meio ambiente é fundamental ”. Ela ainda reforça a importância de os estudantes terem contato com a Universidade. “Alguns deles terão este único contato com a Instituição, não sabemos o dia de amanhã que os caminhos que irão trilhar, então essa é a oportunidade de debater um tema importante e ainda conhecer uma Universidade”.

Segundo o pró-reitor de Extensão da Unioeste, Rosalvo Schutz, o desenvolvimento de projetos que envolva a comunidade externa é a oportunidade de apresentar a eles a Instituição: “A gente dá uma ênfase, mostra a estrutura da Universidade, e depois apresenta a oportunidade e gratuidade do ensino na Unioeste”.

Os alunos se empolgaram com o tema. O estudante Felipe Victor Ramlus, 12, falou sobre o que aprendeu durante a palestra. “Eu entendi que é importante cuidar do meio ambiente, para que meus filhos e meus netos tenham um bom ar para respirarem no futuro, e também uma boa água”. Já Rafael Marques, 11, explicou as atividades básicas para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegipty. “ Eu aprendi que temos que colocar areia nos vasos de plantas e também juntar garrafas e lixos que podem acumular água, assim evitamos que mais pessoas morram por causa do mosquito”.

Quinta-feira (02), no miniauditório três, às 10 horas, ocorrerá a palestra com o tema “A Dengue e o gerenciamento dos resíduos sólidos” ministrado pela doutora Lilimar Mori por meio das parcerias estabelecidas com a Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. O projeto irá trabalhar temas emergentes, como a exposição demasiada da população relacionada ao Aedes Aegypti, o descarte inadequado de resíduos e o prejuízo ao meio ambiente, entre outros temas.

Tanto as comunidades interna e externa podem participar do evento. Para mais informações o telefone para contato é (45) 3220-3037, falar com Josiani Tasca.

IMG 1377

IMG 1396