Comitiva da Universidade de Illinois visita Unioeste

IMG 1134

Uma comitiva da Universidade de Illinois de 21 estudantes e 2 professores, Mary Arends e Nick Paulson, estiveram na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na Reitoria no dia 23 de maio. A área de atuação dessa comitiva é fundamentalmente o agronegócio (economia, planejamento, mercado, gestão e comunicação agrícola) e a interação com os estudiosos da Instituição foi o principal objetivo dessa visita liderada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Unioeste.

O assessor responsável da ARI, professor Pery Francisco Assis Shikida, anteriormente havia acompanhado esta comitiva numa visita técnica na Cooperativa Lar, Divisão Industrial de Grãos (localizada na cidade de Céu Azul), no dia 21 de maio. Na reunião na Reitoria foi feita uma apresentação da Unioeste pelo assessor adjunto da ARI, professor Rafael Mattiello, bem como de cursos afins ao agronegócio. Houve nesta ocasião a assinatura do termo de cooperação internacional entre a Universidade de Illinois e a Unioeste, bem como o lançamento do informativo Western Paraná Herald, veículo oficial de comunicação da ARI, divulgando a Instituição com conteúdo fundamentalmente em inglês. Na sequência também houve visita na Cooperativa Primato em Toledo.

Para a professora Mary Arends, “o nosso grupo de estudantes e professores da Universidade de Illinois foi muito bem recebido por todos da Unioeste. Esta Universidade está crescendo e tem compromisso com a engajamento internacional. A Universidade de Illinois tem o maior prazer de firmar uma parceria de trabalho com a Unioeste, pois olhamos para a frente com trabalhos conjuntos e programas e missão institucional que se complementam.” Esta Professora também estará na Unioeste, entre os dias 30-31 de maio e 01 de junho, para delineamento de pesquisa conjunta já estabelecida com professores afetos à sua linha de pesquisa.

Para o estudante de processo de gestão de negócios da Universidade de Illinois, Stuart James Polen, “ao chegar pela primeira vez no Brasil, eu não sabia o que esperar, agora eu estou absolutamente deslumbrado com cordialidade e hospitalidade do povo do Brasil. O Brasil é uma mistura vibrante de urbano e rural, com algumas das melhores paisagens que já vi. Amei a minha breve estada aqui e definitivamente voltarei em breve”.

O professor Pery Francisco Assis Shikida salienta que a Assessoria de Relações Internacionais está num processo crescente de maximização deste tipo de interação acadêmica e agradece especialmente ao colega Eduardo Rios-Neto (UFMG), atualmente professor Visitante na Universidade de Illinois, que foi o contato inicial para que a professora Mary Arends pudesse conhecê-lo e assim dar início aos encaminhamentos dessa visita que, frisa-se, trata-se da maior comitiva de estrangeiros norte-americanos até hoje registrada pela Unioeste.

20160523 221119

IMG 1100