Hospital Universitário homenageia mães que doam leite

Homenagem Banco de Leite

Hoje (19) é comemorado o Dia Internacional da Doação do Leite Materno e as grandes protagonistas desta data, às mães doadoras, receberam uma homenagem especial do Banco de Leite do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). Elas foram convidadas para um chá da tarde, com música e brindes. Uma forma de recompensar o grandioso ato dessas mães que ajudam a amamentar 25 bebês todos os dias.

A coordenadora do Banco de Leite, enfermeira Anelise Vieczorek, explica que a ajuda dessas mães é fundamental para manter o volume de doações para abastecer os bebês que, por algum motivo, não podem ser amamentados no seio da mãe. “A média de doação é de 230 litros de leite por mês, mas sempre que esfria esse número cai. Em abril, por exemplo, conseguimos 185 litros de leite”, alerta a enfermeira.

Parte de todo esse volume foi proporcionado por Sirlene Rosa Cirilo, mãe da pequena de Sofia de um ano e 11 meses. Sirlene doou 46 litros leite desde que sua filha nasceu. Um volume expressivo considerando que há casos de mães conseguem doar apenas um frasco, sendo necessários 10 deles para atingir 5 litros.  Sirlene foi homenageada com uma placa e se orgulha de até hoje alimentar Sofia com leite materno. “Esta é minha terceira filha mas esta é a primeira vez que contribui com o Banco de Leite. Eu trabalho na área da saúde e sei o quanto é importante. Decidi doar por amor ao próximo e por saber que muitas mães que são de fora de Cascavel e tem que deixar seus filhos aqui”. comenta.

Além do atendimento para coleta do leite materno, o Banco de Leite também auxilia mães que precisam aprender a amamentar. Anelise destaca que são feitos aproximadamente 280 atendimentos de auxílio na amamentação. A média de doadoras é de 110 por mês somente ao HUOP. “Também atendemos mães doadoras do São Lucas e do Hospital Clínica pois no HUOP é o único lugar que faz a pasteurização do leite materno”.

Como doar?

Doar leite materno não custa nada e as mães nem mesmo precisam sair de casa. “A mãe que quiser fazer a doação, é só ligar que levamos o frasco para que ela faça a retirada o leite”. O número é (45) 3321-5243.

DSC03431   DSC03383

DSC03411      DSC03410