Foz do Iguaçu sedia Fórum de Pró-Reitores Sul

d045f4ee b656 4572 b41b a4eb72e7dc65

Nesta quarta-feira (18), iniciou o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - Região Sul, em Foz do Iguaçu. O evento está sendo realizado com as instituições de ensino superior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR).

A palestra do primeiro dia ficou por conta do diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COOPER) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), professor Fernando Peregrino, sob o título "Novo Marco Legal e Inovação no Brasil". A palestra foi uma abordagem crítica, apresentando as atuais restrições para a inovação e falando que o modelo econômico do Brasil não estimula o investimento privado em inovação.

Tratou ainda dos obstáculos culturais, apresentou os elementos necessário para estimular a inovação, e apresentou a burocracia como um dos inimigos para as atividades de pesquisa. Peregrino disse que pioramos no ranking de inovação, em relação a 2011, e que atualmente o Brasil paga mais por tecnologia do que produz.

Para hoje (19) e amanhã (20) haverá a apresentação de painéis sobre "Avaliação do Impacto de Programas de Pós-Graduação", "QUALIS" e Sistemas de avaliação e informação da Pós-Graduação", além de mesas redondas sobre os temas.

O Fórum iniciou com uma apresentação musical de alunos do curso de música da Unila, e posteriormente foi composta a mesa de honra com representantes da Unioeste, Unila, UFS, UTFPR, SETI, Fundação Araucária, Conselho Paranaense de Pesquisa e Pós-graduação e da Fronteira Sul. Nos comentários de abertura, os oradores, destacaram a institucionalização do Fórum, a importância da participação dos pró-reitores, e os impactos que as instituições estão passando, com a atual situação econômica e política.

Também participou da abertura o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), João Carlos Gomes, além de representantes de outras Instituições.