Unioeste apoia Campanha Nacional de Vacinação contra H1N1
A Comissão de Renovação da Licença Sanitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, apoia e encoraja a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para o ano de 2016 tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Em todo o Paraná, dois milhões de pessoas devem ser imunizadas até o final da campanha contra a gripe, que vai até o dia 20 de maio.
Fazem parte dos grupos prioritários: idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, também devem se vacinar. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Estes grupos podem tomar a vacina gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Adultos recebem uma única dose e nas crianças são aplicadas duas doses.
A vacina é eficaz contra três tipos de vírus da gripe que mais circulam pelo país: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. As diferenças entre a gripe H1N1 e gripe comum são sutis. Geralmente, a H1N1 inicia com febre alta, dor no corpo e tem sintomas mais intensos. O vírus da Influenza A é o responsável pela maioria das epidemias. Já o vírus B afeta com mais frequência as crianças e causa surtos localizados.
A prevenção inclui tomar a vacina, lavar sempre as mãos e utilizar álcool 70º em gel. Outra dica importante é manter os ambientes limpos e arejados, mesmo no inverno.