Cirurgias bucomaxilofaciais de alta complexidade são realizadas no HUOP

Residentes acompanharam por videoconferência a cirurgia

A equipe do Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac) realizou nesta quarta-feira (11), duas cirurgias bucomaxilofaciais que estão entre mais complexas já realizadas no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em pacientes com fissura labiopalatal e/ou anomalia craniofacial.  Os dois procedimentos foram um sucesso e hoje (12) serão realizadas mais duas cirurgias. A equipe de cirurgias bucomaxilofacias do HUOP é coordenada pelos doutores Geraldo Griza e Álvaro Garbin Junior.

Álvaro explica que os quatro pacientes atendidos são de Cascavel e da região. Eles estão entre os casos mais complexos já atendidos pelo HUOP. “Um dos casos é de um paciente de 45 anos. Em geral essas cirurgias ocorrem nos primeiros 12 meses de vida e trata-se de um paciente que não recebeu o acompanhamento nessa época”.

O nome do procedimento realizado é palatoplastia com enxerto ósseo. Em outras palavras, significa que serão retirados fragmentos ósseos de uma parte do corpo do paciente para implantação na região da boca. Um dos pacientes de ontem, por exemplo, o enxerto foi retirado da região do quadril e hoje um dos casos será feito um enxerto a partir do osso da costela. “São casos mais difíceis que o normal e até por isso que precisamos do apoio de Claiton Heitz, da PUC [Pontífice Universidade Católica] de Porto Alegre”.

Claiton tem mais de 30 anos de experiência em cirurgia de traumatologia bucomaxilofacial. A realização das cirurgias no HUOP também serviu como capacitação para a equipe e também dos residentes. “Essas cirurgias fazem parte da capacitação e formação no ensino continuado que é uma proposta do HU”.

Residentes na área de odontologia que estudam no HUOP também estão acompanhando os procedimentos por videoconferência. Esta é a segunda vez que Claiton vem ao HUOP mas é a primeira em que os residentes do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Unioeste podem acompanhar por vídeo todo o procedimento. Cada passo da cirurgia foi descrito e explicado pelos cirurgiões aos residentes.

Experiente na área, Claiton disse que a estrutura do HUOP é uma das melhores que ele já conheceu. “É a segunda vez que venho ao HUOP e está sendo uma experiência muito boa. A estrutura aqui é uma das melhores do Brasil. Quem dera tivéssemos um atendimento com tantos profissionais deste segmento em Porto Alegre”.

Hoje serão duas cirurgias. A primeira será pela manhã, marcada às 7h30 e a outra no período da tarde às 13h30.

DSC03366Os doutores, Geraldo Luiz Griza, Claiton Heitz e Alvaro Garbin Junior