Unioeste sedia 8ª Mostra da Diversidade Sexual

IMG 6499

A 8º Mostra de Cinema da Diversidade Sexual de Cascavel e a 6ª Mostra de Cinema da Diversidade Sexual da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), iniciou suas atividades nesta terça-feira (10) e seguem até quinta-feira (12), às 19 horas no mini auditório II da Instituição.

A abertura do evento contou com o documentário "Dzi Croquettes" objetivando mostrar a trajetória do grupo carioca Dzi Croquettes, que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70 contestando a ditadura por meio do deboche e da ironia e defendia a quebra de tabus sociais e sexuais.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Andréa Cristina Martelli, na atividade estavam presentes mais de 100 participantes, incluindo acadêmicos de todos os cursos da Unioeste e de outras Universidades. “A estreia da Diversidade Sexual foi muito bem recebida pela comunidade acadêmica e superou nossas expectativas, pois a casa estava cheia e houve muita participação de todos nos debates sobre o tema que é a questão da sexualidade”, declara Andréia.

Para esta quarta-feira (11), a programação segue com o documentário "De Gravata e Unha Vermelha" abordando os transexuais e transgêneros que, adeptos do crossdressing e entusiastas, debatem sobre a construção individual do próprio corpo, uma defesa da livre escolha de gênero. Vencedor do Prêmio Felix no Festival do Rio 2015, o documentário impressiona pela quantidade e simplicidade dos relatos apresentados, além disso aprofunda questões específicas do universo LGBT.

E para encerrar o evento, na quinta-feira (12) será exibido o documentário "Spotlight: Segredos Revelados". Baseado em uma história real, conta o drama de um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos.

A mostra é aberta ao público e será emitido um certificado de 12 horas para todos que participarem.

O evento é organizado pelos professores Alexandre Ferrari e Andreia Martelli do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Promoção e Defesa dos Direitos LGBT do Coletivo Araucária, Programa de Extensão (PROEX) da Unioeste e Biblioteca Pub.

IMG 6422

IMG 6429