Curso sobre situações de risco para servidores

IMG 0797

O projeto do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) “Promoção a Saúde do Trabalhador”, realizou nesta terça-feira (03) um curso básico de “Manejo de crianças em situações de risco, como desobstrução de vias aéreas e reanimação”, ministrado pela professora-doutora Claudia Vieira, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

De acordo com a coordenadora do projeto, Wevellen Canola Perin Bonsere, a intensão do curso foi proporcionar mais conhecimento sobre o assunto e tirar dúvidas das participantes, pois “sempre nos deparamos com notícias de óbito e atendimento do SAMU nas mídias, principalmente em lactantes. A maioria dos casos de obstrução da via aérea em bebês e crianças ocorre durante a alimentação ou quando estas se encontram a brincar com objetos de pequenas dimensões”, explica Wevellen.

Além disso, a servidora explicou que em caso de obstrução das vias aéreas devem ser adaptados primeiros socorros adequados a cada vítima, ou seja, os procedimentos a serem tomados no caso de a vítima ser um bebê, são diferentes das técnicas executadas quando a vítima é uma criança até a puberdade. Caso não consiga ser realizada a desobstrução de vias aéreas e a criança sofra uma Parada Cardio Respiratória, é preciso iniciar os procedimentos de reanimação.

No decorrer do evento, a professora demonstrou todas essas técnicas em bonecos e fez com que as participantes se envolvessem nas atividades. Ao todo foram oito mulheres, servidoras do Campus Cascavel.

O projeto “Promoção a Saúde do Trabalhador”, objetiva melhorar a qualidade de vida no trabalho por meio de programas que proporcionem atividades físicas, lazer e educação em saúde. Informar o trabalhador sobre como melhorar as condições de saúde e prevenir doenças. Propiciar subsídios à aquisição de conhecimentos que possibilitem a prevenção e proteção da saúde de servidores. Além de conscientizar da importância de melhorarmos nossas relações no cotidiano do trabalho aliviando o estresse.

Além da coordenadora Wevellen Bonsere, fazem parte do programa as servidoras: Claudia Denice da Silva, Ivone Oliveira Calado Garcia, Assis Roberto Escher, Ivonete Aparecida da Silva  Hamerski, Marcos Aurélio Rodrigues Alcides, Marli Terezinha Heppnerlurczak, Vera Lucia Pilarski, Adelina Alves Quadro